
Contar a sua própria história é o desafio de António (Antoine) Borges que respondeu à proposta de Frédéric Praud e da associação “Paroles d’Homes et de Femmes”, no quadro do programa “Testemunhos de migrantes no seio dos estabelecimentos escolares”. Quase uma centena de estabelecimentos candidataram-se para acolher um ou vários intervenientes com origens noutros países.
A primeira intervenção de António Borges teve lugar no Collège Camille See, em Paris 15, no passado dia 5 de maio, frente a uma turma de UPE2A com cerca de 15 jovens de origem estrangeira. “Tónio estava bastante tenso no início, mas o natural veio depressa e ele contou o seu percurso, nada simples, de franco-português. A sua história, a sua adolescência, diz muito a estes jovens, as anedotas também fazem eco neles” explica Frédéric Praud.
António Borges falou da sua aldeia de origem, no norte de Portugal, a vinda para França aos 14 anos e, mais tarde, a sua experiência na rádio Alfa. Calhou bem porque os jovens têm um projeto de programa na Rádio France Internationale (RFI).
No final, os jovens tinham preparado uma série de perguntas e este foi também um momento de cumplicidade entre interveniente e alunos.
Mais recentemente, António Borges fez uma intervenção num estabelecimento na Normandie, mas desta vez juntamente com a escritora Faroudja Amazit, que já tinha feito intervenções na associação há 10 anos. Tratou-se de alunos de MFR em formação Sapat (Service aide à la personne). Faroudja Amazit nasceu em Neuilly-sur-Seine, os pais nasceram na Kalylie, e trabalha na Dior há mais de 20 anos.
“António, a sua história é excelente e mexeu comigo, porque eu também tive pequenos comentários quando era mais pequena, porque também sou portuguesa” escreveu uma jovem aluna. “Agradeço-lhe por ter vindo e por ter tido a coragem de contar a sua história. Não há muita gente que conte histórias da sua própria infância. Obrigado, e continue a fazer o que faz, porque é formidável”.







agradeco toda equipa Lusojornal,
merci pour l’article… nous recherchons de nouveaux témoins pour venir raconter leur parcours de vie devant les jeunes collégiens et lycéens, nous écrivons les biographies des volontaires et les accompagnons devant les jeunes. parolesdhommesetdefemmes@orange.fr, 0632531606