No mês passado, a Misericórdia de Paris lançou um apelo para encontrar 25 empresas que pudessem doar 1.000 euros por ano para ajudar a associação a manter os seus locais nas instalações que ocupava no 7 avenue de la Porte de Vanves. Mesmo no caso de terem de mudar de instalações – o que acabou por ter de acontecer – este apelo manteve-se para ajudar a pagar uma nova renda noutras instalações.
A proposta de criar o “Clube dos 25” tinha sido sugerida à Provedora Ilda Nunes por Carlos Vinhas Pereira, o Presidente da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa. O Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte e a Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa, associaram-se a este apelo e organizaram uma reunião com empresários portugueses.
Com apenas mil euros por empresa, a situação desta instituição de apoio a carenciados estaria resolvida. Mas… apenas 4 empresas responderam ao apelo!
“Onde está a mobilização da nossa Comunidade?” perguntam os dirigentes da Santa Casa da Misericórdia de Paris nas redes sociais.
“Este apoio não chega para garantir a continuidade da nossa missão social, para manter o nosso espaço de atendimento, para as ações de terreno junto dos mais fragilizados” dizem os dirigentes da instituição. “Necessitamos de vós. Agora” continuam a apelar.
De emigrantes de trabalho, os Portugueses de França construíram uma imagem de Portugueses de sucesso, com empresas que anunciam milhões de euros de volume de negócios. Por outro lado, a Comunidade portuguesa está constantemente a ser enaltecida pelos valores de solidariedade e de partilha. Estarão estas duas imagens a mudar?
Todos os anos a Misericórdia de Paris ajuda famílias necessitadas, e garante que “cada vez há mais”. Distribui alimentos e roupas, ajuda a alojar famílias e por vezes a pagar viagens de regresso a Portugal.
“Nós cumprimos com a nossa parte” disse ao LusoJornal o Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, argumentando que a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) dá um apoio financeiro no quadro do concurso de apoio às associações portuguesas no estrangeiro. Mas este apoio está longe de responder às necessidades de quem procura esta instituição de apoio.
.
As empresas podem apoiar AQUI.
Infos: 01.79.35.11.03