LusoJornal / António Borga

Arte: Joana Vasconcelos superou Louvre, Grand Palais e Louis Vuitton

A exposição “I’m Your Mirror”, da artista portuguesa Joana Vasconcelos, que esteve patente no Museu Guggenheim Bilbao em Espanha, foi a 13ª mais visitada no ano passado a nível mundial, em média por dia, de acordo com a publicação especializada The Art Newspaper, superando as melhores exposições em França no Musée du Louvre, no Grand Palais e na Fondation Louis Vuitton.

A mostra de Joana Vasconcelos, atualmente patente no Museu de Serralves, no Porto, foi vista em Bilbao por mais de 649 mil pessoas, a uma média de 5 561 por dia.

A exposição “I’m Your Mirror” inclui mais de 30 obras de Joana Vasconcelos, realizadas de 1997 até à atualidade, 14 das quais novas, reunindo alguns dos trabalhos mais distintos e emblemáticos da artista.

Entre as peças novas apresentadas em Espanha conta-se uma máscara veneziana com 2,5 toneladas, feita com 231 molduras de duplo espelho, e um anel solitário, de três toneladas, com 112 jantes de carro e 1 324 copos de cristal.

Museus norte-americanos lideram nas exposições

A lista das 20 exposições mais visitadas em 2018 em museus de todo o mundo, no que diz respeito à média por dia registada durante o tempo da exposição, da The Art Newspaper, é liderada por “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination”, que esteve patente no Metropolitan Museum of Art (Met), em Nova Iorque nos Estados Unidos, de 10 de maio a 08 de outubro do ano passado.

A exposição, que “misturou obras de arte religiosas, incluindo 42 peças eclesiásticas da sacristia da Capela Sistina, com Alta Costura”, foi visitada por cerca de 1,7 milhões de pessoas, numa média de quase onze mil visitantes por dia.

A mostra tornou-se também na mais visitada do Met, quebrando o recorde de visitantes de “Treasures of King Tutankhamun”, de cerca de 1,4 milhões de pessoas, em 1978.

No segundo lugar da lista surge outra mostra que esteve patente no Met: “Michelangelo: Divine Draftsman and Designer”. Entre 13 de novembro de 2017 e 12 de fevereiro de 2018, a exposição, que reuniu escultura e mais de cem desenhos da autoria de Michelangelo, foi visitada por mais de 702 mil pessoas, numa média de 7 893 visitantes por dia.

O terceiro lugar do top é ocupado por “Do Ho Suh: Almost Home”, que esteve patente no Smithsonian American Art Museum, em Washington DC, entre 16 de março e 05 de agosto. A mostra, centrada no trabalho do artista coreano Do Ho Suh, registou 1,1 milhões de visitantes, numa média de 7 853 visitantes por dia.

Exposições no Brasil e em França seguem no Top-20

O único ‘museu’ lusófono presente na lista é o Centro Cultural do Banco do Brasil, que surge no 11º lugar com a exposição “Disruptiva”, associada ao Festival Internacional de Linguagem Eletrónica (FILE), patente de 13 de abril a 04 de junho do ano passado, que mobilizou 5 813 visitantes por dia, num total de 264 922 visitantes.

No que diz respeito aos ‘museus’ franceses, o Musée du Louvre aparece no 15° lugar com a exposição “Delacroix” que registou 540 000 visitantes no total com uma média de 5 431 por dia, depois temos na 17ª posição o Grand Palais com “Gauguin l’alchimiste” que mobilizou 467 378 visitantes no total com uma média de 5 235 por dia, e por fim no 18° lugar a Fondation Louis Vuitton com “Etre moderne : Le MoMA à Paris” que registou 755 000 visitantes no total mas ‘apenas’ 5 171 por dia durante o tempo que durou a exposição.

Musée du Louvre, museu mais visitado do mundo

Na classificação dos museus em termos de visitas anuais, o museu francês ‘Musée du Louvre’ lidera com 10,2 milhões de visitantes por ano, à frente do ‘National Museum of China’ de Pequim com 8,6 milhões de visitantes e no terceiro lugar encontramos o Metropolitan Museum de Nova Iorque com 6,9 milhões de visitantes.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20983″]

LusoJornal