Artes performativas: Projeto “Souvenir” de Tiago Cadete aborda emigração portuguesa para França em Torres Vedras


O projeto “Souvenir”, de Tiago Cadete, que cruza um ‘podcast’ com 25 episódios, uma performance-conferência e um acervo de vídeos para explorar a migração portuguesa para França, nas décadas de 60 e 70 do século passado, e os seus reflexos na atualidade, foi o vencedor da bolsa de criação em artes performativas do município de Torres Vedras, anunciou a Câmara municipal.

A partir da história pessoal do pai e de testemunhos de ex-migrantes de várias regiões do país, Tiago Cadete, artista transdisciplinar que desenvolve projetos artísticos que lidam com os conceitos de história, memória, identidade e migração, “transforma memórias íntimas em matéria artística partilhada”, referiu a autarquia em comunicado.

“Ao promover o encontro entre arte e memória, este projeto propõe um gesto de escuta, lançando novas luzes sobre temas como: identidade, pertença, e migração, no contexto português contemporâneo”, acrescenta o município.

Tiago Cadete ganhou uma bolsa de 10 mil euros, e a apresentação do resultado do trabalho a ser desenvolvido está marcada para 27 de março de 2026 no Teatro-Cine de Torres Vedras.

À edição deste ano da bolsa de criadores artísticos de Torres Vedras foram apresentados 53 projetos provenientes de todo o país e de diferentes áreas artísticas, das quais 30 foram consideradas elegíveis.

O Município de Torres Vedras criou a “Matriz – Bolsa de Criação Cruzamentos Disciplinares em Artes Performativas” para apoiar a criação artística independente, através da atribuição de um apoio financeiro e da divulgação do trabalho artístico de criadores na área dos cruzamentos disciplinares em artes performativas.