José Rego

Árvore de Natal portuguesa no ‘Palais des Festivals’ em Cannes

Na cidade de Cannes, no sudeste da França, na Côte d’Azur, este ano de 2025 viu crescer uma nova versão da Árvore de Natal, construída em Portugal, que permanecerá durante mais de um mês e meio no átrio frente ao Palais des Festivals.

O “Pinheiro de Natal” com uma estrela que culmina aos 32 metros de altura, ostenta uma panóplia de artefactos, diferente à dos anos anteriores, proporcionando aos milhares de transeuntes que diariamente visitam a cidade, uma excelente imagem atrativa a fazer lembrar a época festiva tanto Natalícia como de Ano novo e bem para lá da chegada dos Reis Magos.

Ademais, os visitantes, ao passarem pelo interior da base da árvore, sentirão o perfume das essências do pinho, casca de canela e mel de montanha.

O material da árvore foi transportado de Portugal por quatro camiões TIR, até ao átrio do Palais des Festivals, e de seguida, totalmente instalado por equipas técnicas portuguesas, como nos transatos anos, pertencentes à empresa Castros de Espinho, desde há 20 anos com sede em Vila Nova de Gaia.

Diariamente, a partir das 17h00, a árvore ilumina-se eletronicamente de modo sequencial, na sua altura rodeada por 24 círculos compostos por 658 corações.

A Mairie de Cannes, em perfeita harmonia contratual, reconhecendo o valor do trabalho anterior, renovou promessa com a empresa portuguesa de maneira a continuar a apresentar obra lusitana durante os próximos quatro anos.

A mais que centenária empresa portuguesa Castros de Espinho, 1921, é conhecida mundialmente graças aos constantes empreendimentos efetuados em várias partes do globo.

Contudo, em Cannes, permanecerá uma permanência com operadores técnicos de manutenção a cargo da empresa Castros.