Associação “Colombe de la Paix” de Bron organizou o seu Festival anual de folclore


No sábado passado, dia 6 de julho, na Sala de Festas Albert Camus, cedida pela autarquia de Bron, realizou-se o Festival de Folclore da Associação “Colombe de la Paix” daquela localidade da metrópole de Lyon, que reuniu centenas de festeiros e aficionados do folclore português.

A associação convidou vários grupos de folclore da região Rhône-Alpes-Auvergne para participarem neste encontro e “todos estiveram presentes, preenchendo, por ordem de passagem em palco, a programação desta tarde de folclore” disse ao LusoJornal Fábio, um dos representantes da associação. “O público, como sempre, foi muito numeroso, e pode apreciar as danças e cantares apresentados por estes grupos, que assim revelavam as suas origens em Portugal, sobretudo com o seu folclore da região do Minho”.

Este ano, participaram os grupos da Casa da Barca de Vaulx-en-Velin, Verde Minho de Ternay, Os Portugueses da Loire, Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin, Corações do Minho de Jons, Mocidade do Minho de St. Maurice-l’Exil e o grupo da casa, Flores de Portugal.

Ainda durante este dia foi possível degustar os bons petiscos portugueses preparados pelos sócios da coletividade que tinham a seu encargo a tarefa de cozinharem frango assado, bacalhau e outras especialidades, para o almoço e para o jantar.

O Festival de folclore de Bron é muito conhecido na região e tem sido sempre este festival que fecha os festivais antes das férias grandes. Reúne por vezes uma dezena de participantes vindos de St Etienne, Grenoble, e da região de Lyon.

“Eu fundei esta associação já há quase quarenta anos e desde aí, nunca parámos, por vezes tivemos altos e baixos, mas agora estamos muito bem, a Direção atual tem tido muitos sucessos, não só de organização, mas também nas atividades organizadas durante o ano” disse ao LusoJornal o Sr. Pires, Presidente-Fundador da associação Colombe de la Paix. “Além do grupo de folclore Flores de Portugal, que junta muita gente, temos ainda muitas atividades de caracter social que nos leva a acolhermos os recém-chegados, dando informações e acolhendo-os com alegria e carinho na nossa sede”.

Para o fim de tarde, o artista Daniel Sousa, que veio especificamente de Portugal, abrilhantou o espetáculo, e o grupo “Os Dinâmicos”, vindo da Suíça, animou o baile.

Foi mais uma data cheia de boas lembranças e onde o Maire de Bron, Jérémy Breaud, esteve também presente e felicitou todos os membros da Direção pela boa organização deste dia.

“Desejo boas férias a todos os nossos sócios e amigos e cá estaremos em setembro para, de novo, nos encontrarmos e prepararmos as nossas Rusgas que estão agendadas para o dia 26 de outubro, no espaço Albert Camus” aproveitou para informar o dirigente Fábio.

LusoJornal