Associação Cultural Portuguesa de Brignais tem nova Direção


No passado dia 29 de setembro, a Associação Cultural Portuguesa de Brignais (ACPB), na área metropolitana de Lyon, organizou a sua Assembleia Geral, e elegeu uma nova Direção, após um ano de interregno sob a responsabilidade de Luís Gomes e de Jorge Barros.

“A antiga Direção demitiu-se precipitadamente, o que nos obrigou a mantermos em urgência as atividades correntes da coletividade, como as aberturas da sede aos fins de semana e pagar as despesas inerentes ao seu funcionamento” disse ao LusoJornal Luís Gomes, o Presidente interino.

Foram então convocados todos os sócios com as cotas em dia, para a votação, que se fez a partir das 15h00 do dia 29 de setembro. Estavam em concorrência três listas, encabeçadas por Carlos Santos, Nunes Martinho e Pinheiro Carlos, que se apresentaram para dirigir a associação.

No final, após contagem dos votos, a lista de Carlos Santos foi eleita pela maioria dos votantes, sendo assim eleito Presidente da ACPB e logo de seguida apresentou a composição da nova Direção: Presidente Carlos Santos, Vice-Presidente Dionísio de Sousa Santos, Secretária Carla Sofia Ferreira Curto, Vice-Secretário Jason Pereira da Silva e Tesoureiro Luís Gomes Henriques.

Esta Direção foi eleita, segundo os estatutos, por dois anos, a partir do dia 29 de setembro de 2024, ou seja, até 29 de setembro de 2026.

“Nós estamos muito contentes que os sócios tivessem respondido positivamente à nossa convocação e que estes resultados sejam de agrado de todos. Temos vários projetos, mas por agora só vamos propor encontros com objetivos de restauração com temas bem portugueses” disse o novo Presidente Carlos Santos.

Após as eleições, a Direção decidiu que a associação – que se chamava até à data, Associação Cultural e Desportiva dos Portugueses de Brignais (ACDPB) – passaria a chamar-se Associação Cultural dos Portugueses de Brignais (ACPB), tendo suprimido a palavra “desportiva”.

“Não havia razões, nem fazia sentido, para utilizarmos o ‘Desportivo’, pois nas nossas atividades, tudo o que era desporto já tinha cessado há muito tempo” explicou esta decisão o Tesoureiro Luís Gomes.

“Queria também agradecer ao Conselheiro das Comunidades Jorge Campos por toda a ajuda e apoio que nos deu nestes tempos difíceis da gestão interina, e também na organização das eleições assim como a elaboração do processo administrativo que se seguiu” concluiu Luís Gomes.

Brignais encontra-se a sul de Lyon, onde a Comunidade portuguesa é muito numerosa, não apenas a residir, mas também a trabalhar. A associação tem sido, desde há longa data, um ponto de encontro para a Comunidade portuguesa, onde encontra acolhimento, informação, festividades e onde se fazem muitas amizades.

LusoJornal