LusoJornal / Jorge Campos

Associação de Brignais organizou festa em honra de Nossa Senhora de Fátima

A Associação Portuguesa de Brignais (69), nos arredores de Lyon, organizou no domingo passado, dia 6 de maio, uma festa em honra de Nossa Senhora de Fátima.

A parte religiosa decorreu na Paróquia de Brignais, onde o Padre Gael de Breuvand, Pároco desta localidade, acolheu neste dia as duas Comunidades, a portuguesa e a francesa, presidiu a celebração franco-portuguesa, e acompanhou a procissão pelas ruas de Brignais, onde se recitou o terço com a intenção de «paz para o mundo» e pela conversão dos pecadores.

São várias as famílias portuguesas residentes em Brignais que preparam esta homenagem à Virgem Maria. Fazem-no há longos anos.

«Eu ajudei naquilo que podia, pois somos hoje quatro famílias a ajudar, as famílias Brito, Videira, Madureira e Barbosa, e já lá vão 28 anos que nós, todos os anos, organizamos com a ajuda da Associação, esta festa em honra de Nossa Senhora» disse ao LusoJornal Maria Alice Barbosa. «No início também foi a família Cardoso e Santos, e depois outros vieram. Organizamos o grupo coral, preparamos o andor e também participamos na preparação da eucaristia. O Padre Gael queria que os Portugueses participassem mais na vida da Paróquia, mas não é o caso… Deus os ajude».

«Pedimos ajuda aos membros da antiga Direção, que logo se disponibilizaram e nos ajudaram na gestão deste dia onde tivemos muitas pessoas a compartilhar connosco as atividades e a restauração que lhes propusemos durante a parte profana da festa» diz por seu lado José Sousa, o Presidente da associação de Brignais. «Servimos cerca de 300 almoços, servidos a todos os convivas com frango assado ou bacalhau. Nada faltou e todos tiveram mais uma grande e boa recordação a levarem para casa».

José Sousa explicou que fizeram tudo «seguindo os passos dos antigos dirigentes e estou muito contente, e agradeço muito às equipas que aqui trabalharam connosco. Espero que para o ano que vem, faremos melhor».

De manhã decorreu a festa religiosa, e de tarde, após o almoço, teve lugar um encontro com três grupos de danças modernas das associações de Trevoux-Quincieux e Jassens Riottier, e também o grupo folclórico da casa, o Províncias de Portugal, disse ao LusoJornal o Vice-Presidente Manuel Telmo.

A nova Direção, recentemente eleita, teve, com este evento, a sua primeira atividade onde acolheu positivamente mais de três centenas de pessoas.

Brignais fica a sul de Lyon e onde a Comunidade portuguesa reside desde os anos sessenta.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]