LusoJornal / Luís Gonçalves (arquivo)

Associação France Portugal Europe de Oloron Sainte Marie honra amanhã os soldados portugueses da I Guerra mundial

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

A Associação France Portugal Europe de Oloron Sainte Marie (64), no sul da França, vai inaugurar amanhã, sábado 4 de março, a exposição “Racines” realizada em 2018 pelo Office du Tourisme de Béthune-Bruay, no quadro do Centenário da Batalha de La Lys.

A exposição conta a história dos soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP) que vieram para França para combaterem na I Guerra mundial, na região de Arras e Béthume, e que acabaram por ficar ali instalados, casando com jovens francesas e fundando família em França.

“Racines foi comissariada por Aurore Deschamps-Ronsin, bisneta do soldado João da Assunção, e neta de Felícia da Assunção Pailleux, que faleceu na semana passada e foi sepultada esta segunda-feira em Burbure, perti de Lillers.

Aurore Deschamps-Ronsin estará presente amanhã na inauguração oficial da exposição e fará uma visita guiada de apresentação da mesma.

Também este sábado, depois da inauguração da exposição “Racines”, vai ser projetado o filme-documentário “Les Héritiers de la Bataille de La Lys”, realizado pelo jornalista Carlos Pereira, que também é Diretor do LusoJornal. Carlos Pereira também estará presente para um debate com o público depois da projeção.

O filme fala precisamente da participação de Portugal na I Guerra mundial e do “dever de memória” que cada um de nós tem para honrar os jovens soldados que vieram combater naquela que foi a guerra mais mortífera do século XX.

Em declarações à imprensa local, Elsa da Fonseca Godfrin, a Presidente da associação Associação France Portugal Europe de Oloron Sainte Marie tem dito que esta será a última atividade daquela estrutura associativa “por falta de meios humanos e meios financeiros” para desenvolver mais projetos.

Este evento teve o apoio da Mairie de Oloron Sainte Marie, que cedeu a Galerie Revol, onde a exposição está patente ao público até dia 11 de março e onde vai ser projetado o documentário, e pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP).

Elsa da Fonseca Godfrin anuncia também a presença neste evento do Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, Mário Gomes.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]