Associação Portuguesa de Trévoux animou o evento “Trévoux Plage”

Nos dias 11 e 12 de julho, a Associação Desportiva e Cultural de Trévoux (ASCT) organizou um programa de festa bem portuguesa, nas margens do rio Saône. O Parque de lazer da cidade acolheu centenas de visitantes que puderam apreciar as tradições portuguesas, sobretudo da região do Minho, por ocasião do evento “Trévoux Plage” organizado pela municipalidade.

Na sexta-feira à tarde, após restauração com especialidades portuguesas, o grupo de bombos e o rancho da associação, Os Lusitanos de Trévoux, animaram a tarde onde foi organizada uma rusga que acolheu o público presente, franceses e portugueses, e muitos elementos de grupos folclóricos da região que se juntaram à “festa minhota”, que durou até altas horas da noite, e onde a boa disposição, e alegria estiveram presentes neste primeiro dia de festa.

O sábado, dia 12, começou com um concurso de malha pela manhã, que reuniu oito equipas. Pela tarde atuou o grupo “Estrelas do Minho” de Vaulx-en-Velin, que animou todo o parque e as centenas de pessoas presentes, portugueses e franceses, apresentando as suas danças e cantares.

“O grupo de bombos é uma formação muito típica da região minhota, de onde somos, em maioria, oriundos, e conta hoje com cerca de vinte elementos” disse, sorrindo, o Presidente Agostinho. “Quando estão em atuação, eles marcam presença com os seus ritmos e sons, o que agrada muito ao público”.

Nesse dia estiveram presença o Maire de Trévoux, Marc Péchoux, e o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Jorge Campos, que felicitaram a associação.

A Associação dos Portugueses de Trévoux tem como objetivos a promoção da cultura popular, mas também o convívio. Durante o ano organiza passeios culturais, e de recreio a várias regiões de França, como passeios até às estações de desportos de inverno nos Alpes vizinhos, e no verão, passeios turísticos às praias do sul da França. Esta associação também mantém uma grande participação na geminação entre Ribeira de Pena e Trévoux, em colaboração com o Comité de geminação da cidade.

“Estou muito contente com o que se tem passado nestes dois dias neste evento organizado pela municipalidade. Felicito toda a equipa da Associação dos Portugueses de Trévoux, que foram incansáveis, desde a Direção até aos voluntários, para que estes dois dias fossem um grande sucesso, o que efetivamente aconteceu”, disse ao LusoJornal o Maire de Trévoux, Marc Péchoux.

Ainda durante este evento, marcou presença o agrupamento musical “Os Dinâmicos”, vindo da Suíça vizinha, e como já é habitual, o grupo “Os amigos da concertina”, que, pelo terceiro ano, vieram até Trévoux para animar parte da tarde com um bailarico popular.

“Tivemos muita gente, estes dois dias foram muito cheios de animação e todos os voluntários da associação tiveram muito trabalho, quer no bar, quer na cozinha, porque a afluência foi muita. Dar de comer e de beber a todos não foi tarefa fácil, mas finalmente passou-se tudo bem” disse, por seu lado, a Secretária da Direção Stéphanie Ribeiro.

Esta foi a última atividade da associação antes das férias. Em novembro vai ser festejado o S. Martinho, com as já “famosas” castanhas assadas, e no final do ano a coletividade organiza a Festa de Natal, com a entrega das prendas aos filhos dos sócios. Finalmente, a associação organiza a festa de Passagem de Ano.

Trévoux encontra-se já na região de l’Ain, a cerca de 30 km a norte de Lyon. A Comunidade portuguesa é muito numerosa nesta cidade e participa muito na vida económica da região. Os Portugueses são empresários e artesãos, são atores muito procurados principalmente no setor da construção.