Lusa | José Sena Goulão

Associação “TSP – Também somos portugueses” lança inquérito sobre as eleições portuguesas no estrangeiro


À semelhança do que já fez em eleições anteriores, a Associação “TSP – Também somos portugueses” lançou um inquérito sobre a forma como decorreram as eleições portugueses de 2024 para quem vive no estrangeiro.

Este inquérito abrange as eleições para a Assembleia da República e para o Parlamento Europeu. “Pretende-se saber porque é que muitos portugueses não votaram” explica a associação. “Para quem votou, pretende-se saber se foi fácil votar, ou as dificuldades que tiveram, e qual foi o impacto do voto em mobilidade”.

Há também uma pergunta sobre a cópia do Cartão do Cidadão no voto pelo correio, cuja falta originou que muitos milhares de votos fossem anulados.

Finalmente, a associação explica que “pretende-se saber quais as modalidades de voto são as preferidas pelos portugueses no estrangeiro: o voto presencial nos Consulados, o voto postal, ou os métodos que, apesar de ainda não estarem disponíveis em Portugal, são utilizados noutros países; o voto digital (voto eletrónico remoto) e o voto por procuração”.

A “TSP – Também somos portugueses” é uma associação cívica internacional que “promove a participação cívica e política dos portugueses no estrangeiro, e a melhoria dos serviços prestados pelo Estado português”.

O inquérito pode ser respondido em 3 minutos, e está disponível AQUI.

LusoJornal