Radio Os Latinos 33

Augusto Santos Silva está em Bordeaux para comemorar os 40 anos da adesão de Portugal à UE


O antigo Presidente da Assembleia da República e antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva, está este fim de semana em Bordeaux, a convite do Consulado-Geral de Portugal naquela cidade para participar nas comemorações do aniversário dos 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia.

Augusto Santos Silva foi convidado pelo Cônsul-Geral Miguel Brito e Abreu, no âmbito do Plano de Atividades para 2026 daquele posto consular.

Na sexta-feira, ao fim da tarde, Augusto Santos Silva proferiu uma conferência na Maison de l’Europe Bordeaux Aquitaine sobre “Portugal et Espagne avant et après l’adhésion à l’EU”.

Na segunda-feira vai participar num encontro com alunos das aulas de português do Liceu Camille Julien e vai almoçar com autarcas franceses de origem portuguesa.

Na terça-feira, dia 20 de janeiro vai proferir uma outra conferência na Faculdade de Direito         de Bordeaux subordinada ao tema “40 ans: contributions mutuelles dans la construction d’identité européenne et portugaise”, seguindo-se um almoço com Professores da Universidade de Bordeaux.

Formado em História e doutorado em Sociologia, Augusto Santos Silva é professor catedrático da Universidade do Porto e autor de várias obras nas áreas da sociologia e do pensamento político.

Enquanto político, tem uma longa carreira governativa, tendo desempenhado alguns dos cargos mais relevantes do Estado, incluindo Ministro dos Negócios Estrangeiros (2015-2022) e Presidente da Assembleia da República (2022-2024), depois de ter sido eleito Deputado pelo círculo eleitoral da Emigração.

Ao longo de mais de duas décadas, ocupou múltiplas outras pastas ministeriais – Educação, Cultura, Assuntos Parlamentares e Defesa Nacional – em Governos de António Guterres, José Sócrates e António Costa.

Antes da vida governativa, foi jornalista no Jornal de Notícias e colunista do Público, mantendo sempre uma forte ligação ao debate público e às políticas de cidadania democrática.