Augusto Santos Silva esteve em Bordeaux para falar dos 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia

A convite do Cônsul-Geral de Portugal em Bordeaux, o antigo Presidente da Assembleia da República e antigo Ministro, Augusto Santos Silva, esteve esta semana na capital da Aquitânia para evocar os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia. Augusto Santos Silva, agora professor de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, proferiu uma Conferência na Maison de l’Europe, fez uma intervenção na Universidade de Direito de Bordeaux e num Liceu da cidade e encontrou-se com autarcas franceses de origem portuguesa.

“Este ano celebram-se os 40 anos da adesão de Portugal e de Espanha à União Europeia, portanto era uma efeméride que gostaríamos de assinalar. Há outras este ano que gostaríamos também de poder marcar de alguma forma, como o 50º aniversário da nossa primeira Constituição Democrática, a Constituição de 1976, os 30 anos da CPLP, as primeiras eleições legislativas no período da Democracia… são momentos importantes e marcantes do nosso processo histórico mais recente” explicou ao LusoJornal o Cônsul-Geral Miguel Brito e Abreu.

A primeira conferência de Augusto Santos Silva teve lugar na Maison de l’Europe Bordeaux-Aquitaine, sobre “Le Portugal et l’Espagne avant et après l’adhésion à l’UE”. Seguiu-se uma conferência na Faculdade de Direito de Bordeaux sobre “40 ans: contributions mutuelles dans la construction d’identité européenne et portugaise”. Pelo meio esteve um encontro com alunos do Liceu Camille Julien, organizado pela professora Martine Fráguas.

O Cônsul-Geral Miguel Brito e Abreu aproveitou a vinda de Augusto Santos Silva a Bordeaux, onde reside uma filha, e organizou um almoço com autarcas franceses de origem portuguesa e outro com Professores da Universidade de Bordeaux.

“É uma sorte podermos contar com o professor Augusto Santos Silva, que tem uma relação pessoal antiga e privilegiada com a cidade de Bordeaux” explicou Miguel Brito e Abreu ao LusoJornal. “Isso facilitou que pudesse passar aqui pela cidade e dificilmente se encontraria um melhor intérprete para abordar alguns destes temas, porque numa posição absolutamente privilegiada pôde testemunhar o que foram estes últimos 40 anos de Portugal, como Deputado, como Presidente da Assembleia da República, como Ministro, com várias pastas, mas desde logo Ministro da Defesa e Ministro dos Negócios Estrangeiros”.

“Seja pelo relacionamento entre Portugal e Espanha, pelo acompanhamento do processo de integração europeia, pela forma como Portugal se enquadra nessas diferentes geometrias – nacional, ibérica, europeia – acho que era impossível ter aqui alguém com mais credenciais. Acresce a isto que o professor Augusto Santos Silva, como é sabido, tem um conhecimento singular, uma clareza admirável, e tem sido um sucesso e um privilégio poder acompanhá-lo”.