Autoridades francesas abriram concurso para uma escola francesa em Braga


A Embaixada de França em Portugal e a Agência para o Ensino Francês no Estrangeiro (AEFE), lançam um convite à apresentação de candidaturas com vista à “criação de uma parceria com um ou mais investidores”, para apoiar um projeto de abertura de uma escola francesa no âmbito do processo de homologação concedido pelo Ministério da Educação Nacional francês, na grande zona metropolitana de Braga, “na província histórica do Minho”.

Numa nota da Embaixada de França em Portugal, é explicado que “Braga é a terceira maior cidade de Portugal, com uma área metropolitana que ultrapassa os 800.000 habitantes. Combina uma história milenar e tradições profundas com um forte dinamismo cultural, universitário e económico”. Também é explicado que, em 2025, Braga foi designada Capital Portuguesa da Cultura, com o projeto Braga25, e ao longo do ano acolherá uma multiplicidade de eventos nos vários espaços culturais da cidade.

O objetivo é de abrir uma escola desde a pré-escola até ao liceu. Os investidores devem recrutar um Diretor titular da Educação Nacional e, no mínimo, um professor titular por cada um dos níveis escolares.

Os dossiês de candidatura devem ser submetidos até 15 de setembro de 2025.