Batimat: CCILF organiza seminário sobre “As oportunidades do setor da construção em França”


Por ocasião da feira Batimat, a Chambre de Commerce et d’Industrie Luso-Française (CCILF), em colaboração com a AICEP, organiza um seminário sobre o tema “As oportunidades do setor da construção em França” no dia 01 outubro das 14h00 às 17h00. A entrada é livre, na Paris Expo, Porte de Versailles, Salle Oceanie 410, no Hall 4.

O conteúdo assenta numa série de questões como: Quais são as oportunidades do ramo? Como funciona o setor em França? Como as empresas podem entrar e atuar no mercado? Contando para responder a essas e outras perguntas com a participação de instituições, empresas portuguesas já implantadas assim como potenciais clientes franceses.

“Depois do período muito complicado do Covid, a indústria francesa da construção voltou a crescer” diz a CCILF. E o ano de 2024 apresenta sinais positivos, especialmente devido aos Jogos Olímpicos. “Trata-se sem dúvida da maior obra em França, com a construção de mais de 2.800 habitações, espaços recreativos e culturais e outras infraestruturas diversas. Depois dos Jogos Olímpicos, a cidade olímpica será reconvertida em habitações para famílias com menor rendimento”.

Também a renovação dos edifícios fez crescer o mercado. “Essa iniciativa é apoiada pelo Governo através dos incentivos de renovação (MaPrimeRénov’). O setor deve crescer 2% este ano”. Alguns ramos da construção conhecem, atualmente, um crescimento muito importante, como é o caso “da construção de edifícios comerciais, agrícolas e outros não residenciais, com um aumento de 20,6% nos últimos meses, em particular em Île-de-France”.

A abertura do certame está a cargo de Laurent Marionnet, Diretor geral da CCILF. Depois fala Eduardo Henriques, Diretor do AICEP France, sobre “Oportunidades do setor francês da construção”.

Joaquim Paiva Chaves, Diretor da Alrisa – Sociedade Imobiliária SA (Grupo Alves Ribeiro) fala sobre “As especificidades do mercado francês da construção”, José Duarte, Diretor Geral da Effigest – Stratégie et Expertise Comptable, fala de “Destacamento de pessoal”, Vanessa de Almeida, Comercial da Franssur, fala de “Seguro Decenal”, e seguem-se testemunhos de empresas: Luis Soares, Diretor Geral da ABB Construction (Grupo ABB SA), Alexandre Added, CEO da Taos e Jessica DWEK, Responsável do Departamento de Compras / Instalação da Spie Batignolles. Está ainda prevista a intervenção de Emilie Silva, Advogada na Ordem em França e em Portugal e Silvia Monteiro, Responsável do Departamento de Apoio às empresas portuguesas na CCILF.

LusoJornal