Bordeaux: Arcos de Valdevez assinou Protocolo de Amizade com Ambares-et-la-Grave


O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves, aproveitou a deslocação a Cenon, para participar no Marché Portugais daquela cidade, e visitou o “município amigo” de Ambares-et-la-Grave, também na zona de Bordeaux, com quem assinou um Protocolo de Amizade.

A ideia deste Protocolo surgiu dos contactos com Vanessa Cerqueira e Pierre Emmanuel de Oliveira, com ligações familiares a Arcos de Valdevez e Conselheiros municipais em Ambares-et-Lagrave. O advogado Pierre Emmanuel de Oliveira é também o Delegado da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP) na Aquitaine.

Neste encontro, as autarquias debateram assuntos ligados à cooperação e analisaram a realização de iniciativas conjuntas, envolvendo a Comunidade portuguesa. O Município arcuense pretende criar um contexto favorável para o desenvolvimento de ações de cooperação, estabelecendo relações sustentáveis entre as duas localidades, baseadas no princípio da reciprocidade e no contexto das respetivas competências.

O Município arcuense assinou um Protocolo de Amizade com Ambares-et-la-Grave, cujo objetivo é “promover, apoiar e desenvolver as relações entre as organizações dentro do seu território; envolver as suas respetivas populações para o bem comum; desenvolver o intercâmbio de experiências, conhecimentos e Know-how; promover a democracia participativa, cofinanciamento, acompanhamento e avaliação das ações; melhorar as competências e especificidades de cada membro; promover as riquezas culturais e naturais de cada um dos territórios”.

“Com estes encontros pretende-se aprofundar as relações entre as localidades, estabelecer novas áreas de cooperação entre as mesmas e promover uma aproximação entre os habitantes e as associações, já que nesta região vivem muitos portugueses, nomeadamente arcuenses” diz uma nota do município enviada ao LusoJornal.

LusoJornal