Câmara municipal de Arcos de Valdevez voltou a organizar o Encontro da diáspora


A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez voltou a organizar o Encontro anual com a Diáspora arcuense. Um convívio realizado habitualmente no Dia dedicado ao Emigrante, integrado nas Festas de Nossa Senhora da Lapa, em Arcos de Valdevez.

Este ano participaram representantes arcuenses de 28 associações, vindos de 9 países, nomeadamente França, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Suíça, Bélgica, Andorra, Portugal e Venezuela.

Neste Encontro o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, fez uma apresentação das potencialidades do concelho tanto a nível económico como turístico, onde destacou o papel importante dos Parques Empresariais, dos produtos locais, do turismo de Natureza, do comércio, hotelaria ou restauração e da reabilitação urbana no desenvolvimento do concelho. Lembrou também a importância de se reforçar a ligação com as Comunidades de emigrantes arcuenses, pois “desempenham um papel importante na promoção do que é viver, trabalhar, visitar e investir em Arcos de Valdevez, divulgando a cultura e as potencialidades do nosso Concelho e contribuindo decisivamente para que Arcos de Valdevez fortaleça a sua atratividade e promova a fixação e atração de pessoas e investimento”.

A comitiva foi recebida nos Paços do Concelho, seguindo-se uma breve visita às novas obras realizadas no âmbito do “Murarcos – Festival de Arte Urbana de Arcos de Valdevez”. Após este momento foram visitar as obras de ampliação do Heliporto e do Parque Empresarial de Paçô.

Desde o início desta iniciativa que a Câmara Municipal pretende “congregar os esforços e os talentos das nossas Comunidades, o seu dinamismo, o seu apego à terra, o seu espírito de fidelidade às raízes e aos valores que a distinguem”.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia, “estes encontros proporcionam a troca de contatos e experiências entre os vários participantes e abre espaço para um diálogo mais vantajoso e intenso entre a Autarquia e os arcuenses da nossa Diáspora”.

Lembra também que “a proximidade e apoio à Comunidade são uma constante”.

“A Câmara Municipal tem visitado as Comunidades no estrangeiro, participado em iniciativas de promoção cultural, recreativa e económicas organizadas pelos nossos conterrâneos e tem celebrado protocolos de cooperação com autarquias estrangeiras”.

LusoJornal