Carlos Oliveira nomeou o Conselho Consultivo da área consular de Paris

O Cônsul Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, acaba de nomear o Conselho consultivo desta área consular. De acordo com o Regulamento Consular, os Cônsules de Portugal têm 6 meses, desde que assumem funções, para nomear os membros do seu Conselho consultivo.

Carlos Oliveira constituiu o seu Conselho Consultivo, com 15 elementos, que o próprio Cônsul Geral preside, por inerência de funções.

Alguns dos membros do Conselho consultivo do anterior Cônsul Geral António Moniz são reconduzidos nas funções, como por exemplo Beatriz Peixoto de Rouen, Mário Castilho de Pontault-Combault, Manuel Ferreira de Nantes, Fátima Sampaio de Soissons, o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Paris, Nuno Aurélio, a representante da Associação dos Graduados Portugueses em França (AGRAFr), Ana Rita Furtado e o jornalista e Diretor do LusoJornal Carlos Pereira.

Outros elementos chegam pela primeira vez ao Conselho consultivo, como é o caso de Miguel Góis, Diretor Geral da France Invest, do grupo Alves Ribeiro, certamente um dos maiores investidores portugueses em França, Luciana Gouveia, a Delegada da associação Cap Magellan, o Presidente da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP), Carlos Vinhas Pereira, o Diretor Geral da rádio Alfa Fernando Lopes e a professora universitária Maria João Santiago Ribeiro, de Tours.

Fazem ainda parte do Conselho Consultivo da área consular de Paris, por inerência de funções, a Coordenadora do ensino português em França, Adelaide Cristóvão e o Adido Social do Consulado Joaquim Rosário.

“Compete ao Conselho produzir informações e pareceres sobre as matérias que afetem os Portugueses residentes na respetiva área de jurisdição consular, assim como elaborar e propor recomendações respeitantes à aplicação das políticas dirigidas às Comunidades portuguesas” diz o Regulamento Consular. “O Conselho reúne ordinariamente três vezes por ano, em data a convocar pelo Presidente, e extraordinariamente por iniciativa do seu Presidente ou a requerimento de, pelo menos, um terço dos seus membros”.

Segundo informações do Consulado Geral de Portugal na capital francesa, a primeira reunião do Conselho consultivo vai ter lugar no próximo dia 17 de outubro, sábado.

De referir que os membros do Conselho consultivo não recebem qualquer remuneração pelo cargo que desempenham.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

LusoJornal