Charly (Lyon) e Vade S. Pedro (Ponte da Barca) vão assinar um Protocolo de geminação

No domingo dia 23 de março, a autarquia de Charly (69), na metrópole de Lyon, organizou um jantar para os seus administrados, acolhendo também uma delegação de Vade S. Pedro, uma freguesia de Ponte da Barca, com quem tem um projeto de geminação. A sala de festas da autarquia acolheu cerca de 250 pessoas num ambiente de festa e com uma decoração à francesa e à portuguesa… lembrando então a finalidade do evento.

O Maire da cidade chama-se Olivier Araújo e é de origem portuguesa. “Os meus pais foram emigrantes nos anos sessenta” disse ao LusoJornal. Em Charly moram muitos membros da Comunidade portuguesa, “daí este projeto de geminação”.

De Portugal veio o Presidente da Junta de Freguesia de Vade S. Pedro, Luís Gomes, e o seu adjunto, José Alfredo, “que são perfeitamente francófonos, o que me surpreendeu, até porque eu não sou lusófono, mas o que nos facilitou nas nossas trocas de impressões e de informações nas reuniões de trabalho” disse, sorrido, o Maire Olivier Araújo.

O projeto de geminação iniciou há dois anos, em 2023, e já conta com várias visitas feitas a S. Pedro, em Portugal, assim como a Charly, em França. Este projeto, elaborado em comum entre as duas autarquias, prevê intercâmbios entre os habitantes, e onde as camadas jovens ocuparão um lugar importante: “intercâmbios com escolas, equipas desportivas, estadias de curta e de longa duração, que podem ir até um ou dois meses” disse o autarca lusodescendente.

“Estamos a apostar muito nas nossas relações de amizades a todos os níveis etários, mas também continuamos a criar laços duradoiros entre os nossos seniores e jovens portugueses e franceses” disse ao LusoJornal o Presidente da Junta Luís Gomes. “Queremos fomentar estadias com temas culturais e turísticos, e também acolher os jovens que andam a estudar e que queiram por sua vez estagiar em Portugal, em empresas portuguesas”.

O responsável pela geminação em Charly – para além de outros autarcas franceses – é Fernando Oliveira, oriundo de Vila Verde e que é Maire-Adjoint de Charly. “Estou contente por participar neste projeto e tenho a certeza que vai ser muito bom para as duas localidades, sobretudo para aqueles que participem nos encontros e nos intercâmbios. Ontem tivemos uma reunião de trabalho onde foram lançadas as bases de vários projetos futuros. Um deles será a visita de um comité de Charly durante as festas de S. Bartolomeu, em Ponte da Barca, no próximo mês de agosto, mas também no decorrer das festas de Vade S. Pedro, nos dias 13 e 14 de junho. Onde serão assinados os Protocolos de Geminação entre as duas localidades” confirma Fernando Oliveira.

Nestes dois dias de encontros em Charly estiveram também os Conselheiros das Comunidades, Manuel Cardia Lima e Jorge Campos, assim como representantes de empresas portuguesas, como o empresário da sociedade de transportes Alvegal, assim como os Presidentes de associações vizinhas de Charly, e até José Fernandes, Maire de Bésignan.

A empresa de restauração que serviu o almoço com muito requinte, apresentando especialidades portuguesas na ementa, chama-se “O Caseirinho” e brilhou pelo seu profissionalismo.

Para a animação musical, os participantes admiraram a cantora Sandra, aliás Eva Chavana, também fadista, com uma longa carreira musical na região de Lyon. A cantora pôs em destaque vários registos musicais portugueses, desde o fado ao folclore, passando pela música ligeira portuguesa e francesa, deixando a sala muito contente e que apreciou a sua prestação.