Comemorações do Dia de Portugal já tiveram lugar esta semana em Paris


O Embaixador de Portugal em Paris, José Augusto Duarte, organizou esta terça-feira as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas e convidou o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

Ao meio-dia foi deposta uma coroa de flores junto ao busto de Luís de Camões, na capital francesa. Para além do Embaixador e do Ministro, estavam presentes os demais diplomatas e Conselheiros da Embaixada, o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, o Adido Social do Consulado, entre outras personalidades.

A partir das 18h00, cerca de 300 convidados responderam ao convite do Embaixador português e juntaram-se na Embaixada de Portugal: diplomatas de outros países, personalidades políticas de França e de Portugal, assim como membros da Comunidade portuguesa de França. “Temos uma Comunidade com cerca de um milhão e duzentas mil pessoas e eu tenho o dever de lhes prestar homenagem” disse ao LusoJornal o Embaixador português.

Estava lá a Cônsul-Geral de Portugal em Strasbourg, os Cônsules honorários de Portugal em Lille e em Rouen, os Deputados franco-portugueses Dominique da Silva e Ludovic Mendes, os dirigentes das principais empresas portuguesas de França, vários universitários, alguns artistas, entre os quais Maria de Medeiros ou Ruben Alves, e também alguns dirigentes associativos.

Também Pedro Duarte mostrou-se “orgulhoso” e destacou a importância das comunidades. “Não há melhor local para estar num dia como hoje do que em Paris”, disse o Ministro em declarações à Lusa, acrescentando estar “muito orgulhoso de, por um lado, poder representar o Governo português neste momento e, por outro, muito reconhecido pelo trabalho exemplar das nossas Comunidades”.

A França tem sido um local onde a comunidade portuguesa tem “um papel muito importante e tem conseguido integrar-se de uma forma tão efetiva e construtiva” devido à “comunhão de vontades entre quem recebe e quem, de facto, procura oportunidades”, referiu.

Para Pedro Duarte, esta “é uma singela homenagem que o Governo português também quer prestar a todos estes portugueses espalhados um pouco por todo o mundo e, que no fundo, construem o nosso Portugal de hoje em dia”.

Durante a tarde, O Embaixador José Augusto Duarte agendou um programa cultural para o Ministro dos Assuntos parlamentares, com uma visita à livraria portuguesa e brasileira de Paris, onde foi recebido por Anne Lima.

Depois, o Centro Georges Pompidou, que fecha às terças-feiras, abriu as portas especialmente para receber a delegação portuguesa, que visitou a sala da exposição com quadros do pintor português Amadeo de Souza Cardoso, e do casal Sonia e Robert Delaunay.

No ano passado, o Embaixador português organizou um grande evento na sede do Conselho Económico e Social, em Paris, mas este ano, a campanha para as eleições europeias alterou os projetos de José Augusto Duarte. As cerimónias regressaram “excecionalmente” aos salões da Embaixada de Portugal.

No seu discurso, José Augusto Duarte fez questão de mencionar o percurso de Antónia Gonçalves, 71 anos, proprietária da Pastelaria Canelas, que chegou a França com 20 anos, e hoje é “empresária de talento, reconhecida em toda a Comunidade” cuja “conduta de vida é inspiradora”.

“Nós precisamos destes heróis do dia-a-dia, do quotidiano, pessoas que fazem uma vida inteira e que não têm reconhecimento dessa mesma forma, sem saberem que têm uma vida de heroísmo”, afirmou o Embaixador, referindo que “são pessoas que merecem reconhecimento” pelo trabalho e sacrifício que dão o mérito atribuído à comunidade portuguesa.