Concerto de Ana Laíns nas comemorações do Centenário da Batalha de La Lys

A associação L3C sediada em La Couture (62) organiza, no quadro das comemorações da participação dos Portugueses na 1a Guerra Mundial em França, e nomeadamente pelo Centenário da Batalha de La Lys, um concerto da cantora Ana Laíns, no domingo, dia 8 de abril, pelas 18h00. O concerto terá lugar no Teatro Municipal de Béthune, um edifício histórico inaugurado em 1912 e que não escapou aos obuses da 1a Guerra Mundial, tendo ficado parado durante 14 anos, só reabrindo em 1928.

Ana Laíns nasceu em Tomar, em Portugal, em 1979 e canta desde os 6 anos, o seu primeiro fado cantou-o aos 15 anos. Foi a grande vencedora da prestigiada «Grande Noite de Fado» em Lisboa em 1999 e lançou-se numa carreira internacional tanto na Europa como na Rússia ou nos Estados-Unidos.

Em 2001 participou no 37° Festival RTP da Canção e em 2006 editou o seu primeiro álbum «Sentidos» com textos de, entre outros, António Ramos Rosa e Florbela Espanca.

Em 2009 foi convidada pelo célebre cantor Boy George para cantar num dueto o título «Amazing Grace» que aparecerá depois no seu album «Ordinary Alien». Boy George ouviu a voz de Ana Laíns na plataforma em linha My Space e decidiu contactá-la. Ao Diário de Notícias a cantora declarou «fiquei atónita com o convite, e naturalmente contente, e decidi aceder ao pedido quase imediatamente».

Em 2014 foi nomeada embaixadora das comemorações em torno do 800° aniversário da língua portuguesa com a qual diz ter uma relação particular «porque é a minha língua, porque a amo e lhe reconheço todas as capacidades. Essencialmente, porque independentemente de uma ou outra visita noutra língua, é em português que me entendo e me reconheço».

Ana Laíns lançou recentemente o seu terceiro álbum «Portucalis» que conta com duetos com Luís Represas e Ivan Lins e com textos de Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner.

A cantora continua a defender o seu amor pela língua portuguesa e pelo seu país, explicando ao Público que depois de gravar o seu segundo álbum «Quatro Caminhos» em 2010 ganhou «mais consciência por esta minha paixão, enorme e inexplicável, por tudo o que é étnico e português: o galo de Barcelos, os adufes. Em 2009 comecei a cantar na Taverna dos Trovadores, em Sintra, que é um santuário da música tradicional portuguesa, e isso ajudou-me a ganhar ainda mais consciência de toda esta identidade».

Na sua página nas redes sociais, a cantora demonstra o seu orgulho por participar nas comemorações em França: «Será um concerto muito especial, pois surge no âmbito dos 100 anos sobre a Primeira Guerra Mundial, e em homenagem aos soldados portugueses, e todos que desapareceram na terrível Batalha de La Lys, e que repousam ali, não muito longe, no Cemitério Militar Português de Richebourg!»

 

Domingo, 8 de abril, 18h00

Teatro Municipal de Béthune

Boulevard Victor Hugo

62400 Béthune

 

Association L3C

Reservas: 06.78.09.56.09

 

Entrada: 15 euros em caso de reserva prévia, 20 euros no local no próprio dia, gratuito para menores de 16 anos e um lugar oferecido por cada 10 lugares pagos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]

 

LusoJornal