Conselho das Comunidades exige a transmissão dos jogos da Liga Portugal nos canais internacionais da RTP

O Conselho das Comunidades Portuguesas veio hoje a público exigir a reposição das transmissões de futebol na RTP internacional, na sequência da decisão do Conselho de Administração da RTP de suspender a transmissão dos jogos da Liga Portugal na RTP internacional e na RTP África” lê-se numa nota de imprensa enviada às redações, assinada pelo Vice-Presidente do Conselho Permanente do CCP, mas também membro do Conselho de Opinião da RTP, Paulo Marques.

Aliás, já a 2 de agosto, o Conselho de Opinião da RTP emitiu uma nota em que dizia que “é de uma grande gravidade qualquer decisão de impedir a diáspora de ter acesso a conteúdos audiovisuais sobre a realidade portuguesa, através da RTP” e acrescentava que “o futebol é uma manifestação da identidade nacional e elo forte entre toda a Comunidade portuguesa, onde ela residir”.

Também para o Conselho das Comunidades “o futebol é muito mais do que um desporto: é uma expressão da identidade nacional e um elo de ligação essencial entre Portugal e os milhões de Portugueses espalhados pelo mundo. Para muitas Comunidades, como na África do Sul, acompanhar os jogos é uma forma privilegiada de manter viva a ligação às suas terras e localidades de origem”.

Este assunto é recorrente e já por várias vezes o LusoJornal tem divulgado explicações da RTP, argumentando que os direitos de transmissão dos jogos de futebol implicam orçamentos que deixam a RTP internacional sem possibilidade de enriquecer a sua programação.

Na nota do Conselho de Opinião da RTP lê-se: “vimos instar o Conselho de Administração da RTP a reponderar e reapreciar a decisão de não transmitir os jogos da Liga Portugal na RTP internacional e na RTP África”.

Enquanto a nota do Conselho das Comunidades termina assim: “Exigimos a reposição imediata destas transmissões”.