Cônsul-Geral Mónica Lisboa em mais uma Jornada de Portugal no Hipódromo de Vincennes


A já tradicional Jornada de Portugal no Hipódromo de Vincennes, voltou a juntar milhares de pessoas neste evento que programa corridas de cavalos, mas também muitas animações gratuitas, música e gastronomia.

A Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa, foi a convidada de honra do evento e entregou o prémio ao vencedor da Corrida de Portugal, o momento forte da tarde. Mónica Lisboa estava acompanhada pelo Adido Social do posto consular, Miguel Costa.

“Aqui encontrei Portugal e encontrei a nossa forma de estar, a nossa abertura a outras culturas, encontrei muito carinho e amizade entre a França e Portugal” disse ao LusoJornal a Cônsul-Geral de Portugal em Paris. “Agradeço à organização, à Société du Trotteur Français, que é um parceiro nosso neste evento, e estou impressionada com as milhares de Portuguesas e Portugueses da nossa Comunidade que aqui tão bem nos representa”.

No interior do hipódromo voltou a ser organizada uma “Aldeia gastronómica” onde não faltaram os pastéis de nata, os bolos de bacalhau e outras iguarias portuguesas. O amplo espaço foi pequeno para tanta gente e muitos dos stands esgotaram completamente os produtos.

Mesmo assim, houve quem preferisse almoçar no restaurante panorâmico, lá em cima, com grande visibilidade para a pista, para não perder nenhuma corrida.

A animação foi grande, com a participação de grupos de folclore, e, para os mais pequenos houve passeios de póneis, carrosséis e até visitas aos estábulos.

Praticamente todo o hipódromo estava “vestido” com as cores de Portugal e Mónica Lisboa confessou que “é comovente e muito especial. Mostra bem a força que temos e o que nos vai na alma” disse.

Tendo assumido recentemente funções em Paris, o LusoJornal perguntou à Cônsul-Geral se esperava vir encontrar este tipo de ambiente em França. “Confesso que não esperava. Eu comecei por eventos em escolas, onde fiquei muito impressionada com a adesão de pais e das famílias no ensino da nossa língua, uma língua internacional, e agora estou aqui impressionada com a forma como nós aderimos também ao pôr em evidência a nossa cultura, as nossas raízes e as nossas tradições”.

Mas o muito público presente no Hipódromo de Vincennes não era todo português. No entanto, mesmo sem terem origens portuguesas, muitos passeavam com a bandeira nacional e cruzavam-se com o ator Bruno Sanches, da série HPI ou com o duo Ro&Cut, entre muitas outras personalidades que não falham esta Jornada de Portugal.

“É um orgulho estarmos presentes. É sempre diferente estarmos fisicamente nos eventos e podermos falar com os outros, interagir e é assim que se faz o encontro com as outras culturas” disse Mónica Lisboa. “Espero que me convidem para outros eventos e eu estarei sempre presente” completou a sorrir.

LusoJornal