O Salão do Fort Carré, em Antibes (06), na região da Côte d’Azur, acolheu pela segunda vez uma grande festa portuguesa organizada pelo Grupo Folclórico Recordações de Portugal de Antibes.
Como mostra a fotografia, à hora do jantar, a sala estava lotada e como é de costume, é sempre um bom momento de os comensais satisfazerem o corpo e alma, partilhando e saboreando uma ementa composta por uma Jardineira típica bem à portuguesa.
Ademais, convém salientar algo de presença cultural colocado sobre as mesas: todos encontraram um panfleto A5, descrevendo extratos da história de Portugal, com páginas enfeitadas com símbolos e brasão da República Portuguesa. De um lado, algo como “Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um Estado da Europa Meridional fundado em 1143…”, e do outro lado, “A Portuguesa, Hino Nacional… Heróis do mar, nobre povo,…”
Na parte ambiental “à portuguesa”, atuaram o Duo Musical Eurico Martins ao acordeão e Cristina no canto e a pista de dança permaneceu sempre repleta até depois da meia-noite.
Quanto à orientação aplicada da Presidente Eugénia Roca, desde há décadas, e de uma calorosa equipa colaboradora, as centenas de presentes sentiram-se confortavelmente como que o evento acontecesse nos seus torrões.
.
José Rego