Covid-19: O Programa do Governo francês para sair do confinamento

O Primeiro Ministro francês Edouard Philippe apresentou ontem o plano do Governo para o desconfinamento, no quadro da atual pandemia de Covid-19.

O plano do Governo foi aprovado na Assembleia Nacional Francesa, mas pode evoluir, se o Governo considerar que a evolução é desfavorável.

Para além do início do desconfinamento a partir de 11 de maio, o Primeiro Ministro francês prometeu 700.000 testes por semana e o uso obrigatório de máscaras para quem utilizar os transportes públicos.

 

Eis as linhas principais do plano do Governo:

 

Creches

Reabertura no dia 11 de maio com 10 crianças no máximo por grupo, sendo prioritários os filhos do pessoal médico.

 

Escolas pré-primárias, primárias e colégios

Reabertura parcial, progressiva e facultativa a partir de 11 de maio, com 15 alunos no máximo por turma. As escolas abrem no dia 11 de maio, mas os colégios só abrem a 18 de maio. Nos colégios, o uso de máscara é obrigatório.

 

Liceus

Por enquanto não abrem. O Governo decidirá no fim de maio.

 

Universidades

Só voltam a abrir depois do verão.

 

Empresas

Podem abrir a 11 de maio, mas devem respeitar o distanciamento social. O teletrabalho deve continuar por mais 3 semanas, a partir do dia 11 de maio.

 

Bares, cafés e restaurantes

Continuam fechados. Reabertura provável dia 2 de junho.

 

Comércios e mercados

Reabertura autorizada dia 11 de maio, salvo para os grandes centros comerciais. As medidas de distanciamento social devem ser respeitadas. Os mercados também devem abrir, salvo oposição do Maire.

 

Desemprego parcial

As medidas atuais continuam pelo menos até ao dia 1 de junho.

 

Transportes em comum

A RATP vai retomar uma atividade de 70% e o Metro de Paris vai funcionar a 100% a partir de 11 de maio, mas metade dos bancos serão condenados. Quem viajar nos transportes coletivos, autocarros, autocarros escolares, metropolitano, táxis e VTC deve usar máscara obrigatoriamente.

 

Deslocações

As deslocações continuam a ser proibidas a partir de 100 km a partir do domicílio, salvo por razões profissionais ou por razões pessoais imperativas e nesse caso, continua a ser obrigatório levar o formulário oficial devidamente preenchido.

 

Desporto

A prática desportiva continua proibida em espaços coletivos, para os outros casos, as medidas de distanciamento social devem ser respeitadas. A época desportiva profissional já não vai retomar.

 

Cinemas, salas de espetáculos e grandes museus

Continuam encerrados e os eventos com mais de 5.000 pessoas estão proibidos pelo menos até setembro.

 

Mediatecas e pequenos museus

Reabertura autorizada

 

Culto

As cerimónias religiosas continuam proibidas pelo menos até 2 de junho.

 

Casamentos, aniversários, reuniões de família

Todos os agrupamentos de mais de 10 pessoas vão continuar proibidos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]