Dança: “Carcaça” de Marco da Silva Ferreira programado em França no início do próximo ano


O espetáculo de dança “Carcaça”, de Marco da Silva Ferreira, está agendado para apresentação em França, no início de 2026, anunciou o coreógrafo e bailarino português natural de Santa Maria da Feira. O espetáculo tem estado em digressão internacional e passa brevemente pela Suécia, depois de ter passado por várias cidades do Reino Unido, Austrália, França, Itália, Alemanha e Canadá, só neste ano. Em Portugal, o espetáculo passou pela Covilhã e por Braga.

No próximo ano, em França, tem já agendadas apresentações nas cidades de Saint-Quentin-en-Yvelines, Annecy, Narbonne, Albi, Toulouse e Avignon, em janeiro e fevereiro.

“Carcaça” é composto por dez intérpretes e dois músicos e “usa a dança como ferramenta para pesquisar sobre comunidade, construção de identidade coletiva, memória e cristalização cultural”, segundo a nota de apresentação do espetáculo, divulgada na estreia, no Teatro Rivoli, no Porto, em outubro de 2022.

Os bailarinos partem do “footwork, oriundo do clubbing e dos balls, e aproximam-se de danças folclóricas padronizadas e imutáveis que herdaram e revisitam”, acrescentava o comunicado.

Marco da Silva Ferreira foi finalista da primeira edição do Prémio Internacional de Dança Rose 2025, lançado pelo teatro britânico Saddler’s Wells.

O espetáculo “Carcaça” foi premiado em 2023 com o prémio de Melhor Coreografia atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

A produção é descrita como uma tentativa de explorar a identidade portuguesa através do cruzamento de danças folclóricas e de dança contemporânea de rua e de discoteca.

Marco Ferreira da Silva nasceu em 1986 em Santa Maria da Feira e licenciou-se em fisioterapia, mas não exerceu esta profissão, dando prioridade às artes performativas. Em 2010, ganhou o concurso televisivo “Achas que Sabes Dançar”.

Como intérprete, trabalhou com André Mesquita, Hofesh Shechter, Sylvia Rijmer, Tiago Guedes, Victor Hugo Pontes, Paulo Ribeiro, David Marques, entre outros.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca