David Dany: Uma noite inesquecível para celebrar a aposentadoria do cantor


No dia 19 de outubro, o cantor David Dany organizou um evento extraordinário para celebrar a passagem ao estatuto de reformado. Ao lado da família, dos amigos e artistas da cena cultural da região de Toulouse, David Dany viveu esse momento especial com muita emoção.

Entre os presentes, destacaram-se personalidades como Sónia Flávia, Sónia Cortez, Celina Moreira, Mickael Kriss, Enrico Caruso, além de António Capela e o apresentador da rádio Canal Sud, Martinho Carneiro.

David Dany compartilhou com os convivas um pouco das suas reflexões durante a noite. “Durante todos esses anos, vivi altos e baixos, mas realizei muitas coisas. Às vezes, fazer certas escolhas foi difícil, conciliar a vida de artista com a vida familiar não é fácil, mas, no fim de contas, conseguimos. Hoje estou à frente de uma grande família, uma esposa fantástica, Júlia Maria, com quatro filhos – duas filhas, Virginie e Laetitia, e dois filhos, Nicolas e Anthony – que, por sua vez, me deram oito netos, quatro meninas e quatro meninos. A vida é realmente bela”.

E continuou destacando a importância das suas amizades de longa data. “Os amigos que estão ao meu redor são amigos fiéis, de muitos anos, que sempre apoiaram as minhas decisões. Os artistas que participaram nesta noite que ficará marcada na minha memória, foram simplesmente excecionais. Todos, sem exceção, têm um talento único, e eu recomendo-os. Eles animaram esta noite com performances brilhantes. São estrelas que merecem a nossa atenção e fazem questão de manter viva a nossa língua portuguesa. Estes artistas merecem o nosso respeito, e é meu dever apoiá-los e reivindicar que as associações portuguesas pelo mundo os reconheçam e lhes deem oportunidades. Ao longo dos anos, eu próprio sempre valorizei a cultura portuguesa”.

David Dany também relembrou o seu envolvimento cívico e cultural. “Lutei pelo Consulado com o António Capela e participámos ativamente no projeto Rio Louco, apesar das críticas. Organizei, juntamente com António Capela, um concerto de 12 horas em benefício dos Bombeiros que combateram os incêndios em Portugal. Fizemos tudo isso com muito orgulho. Estou muito orgulhoso de tudo o que fiz e não me arrependo de nada. O caminho pode ser difícil, mas a vida vale a pena ser vivida”.

Sobre a sua reforma, David Dany foi claro ao dizer que isso não significa o fim da carreira musical. “A minha aposentadoria não é um ponto final. É apenas o início de uma nova fase. A música continuará a ter um papel central e cada concerto será ainda mais pensado e profissional. Esta noite foi uma espécie de balanço da minha vida, mas certamente não um fim. Quando olho para trás, vejo 40 álbuns lançados desde 1986. Comecei com o grupo Primavera e depois fundei o grupo Melody. Em 1997, iniciei a minha carreira solo como David Dany, com sucessos como ‘Ela não é Portuguesa’, ‘Cachopa’, ‘Cor do Morango’, ‘Mãe que vou fazer’, ‘Tradições e Romarias’. E hoje, com canções como ‘Ai Ai Portuguesa’, ‘Só com ela’, ‘Ela queria me dar’, entre muitas outras, continuo a fazer música que vale a pena ser ouvida”.

David Dany também falou sobre o seu amor pela composição. “Escrever sempre foi uma paixão para mim, com centenas de músicas registadas na SACEM, tanto em português como em francês. Também escrevi em francês, como uma forma de agradecer a tudo o que este país me proporcionou”.

A emoção tomou conta da noite quando os netos, já crescidos, tomaram o microfone para falar sobre o avô. “Foi um verdadeiro prazer ouvir os meus netos, Jouliana e Enzo, falarem de mim no micro. E, claro, não posso esquecer de Diego, Lina, Luciana, Joey, Sofia e Tiago. Foi um momento de grande felicidade para mim”.

David Dany encerrou com uma mensagem de gratidão. “Aproveito esta oportunidade para agradecer a todos os meus fãs que me seguem nas redes sociais e em todos os concertos. Muito obrigado e até muito, muito, breve!”

Foi com estas palavras emocionadas, embaladas por uma noite que ficará para sempre gravada na memória, que David Dany pôs fim à sua atividade profissional.

LusoJornal