Delegação de Fontenay-sous-Bois vai a Portugal comemorar os 40 anos de geminação com a Marinha Grande



O município da Marinha Grande, no distrito de Leiria, vai celebrar os 40 anos da celebração do acordo de geminação com Fontenay-sous-Bois numa sessão solene nos Paços do Concelho, no sábado de manhã, com a presença de uma comitiva da cidade francesa.

De acordo com a Câmara da Marinha Grande, “os municípios de Marinha Grande e Fontenay-sous-Bois celebraram o acordo de geminação no dia 06 de outubro de 1984, tendo sido o primeiro protocolo internacional a ser celebrado pela Marinha Grande”.

“Teve como origem a existência de uma forte Comunidade emigrante de portugueses da região residente em Fontenay-sous-Bois e, mais concretamente, os contactos efetuados por esses emigrantes com o município da Marinha Grande”, referiu a autarquia portuguesa, explicando que “os propósitos da geminação são estabelecer laços de intercâmbio aos níveis educativo, cultural e desportivo”.

Durante os incêndios que afetaram a Marinha Grande em 2017, a geminação entre as duas localidades foi reforçada já que Fontenay-sous-Bois decidiu replantar 53.000 pinheiros para ajudar a reflorestação, numa ação simbólica de solidariedade.

O Comité de Geminação de Fontenay-sous-Bois e a Associação dos Portugueses da cidade, fundada por José Batista de Matos, são elementos importantes nesta geminação que agora atinge os 40 anos.

LusoJornal