Delegação de Oliveira do Bairro veio comemorar 25 anos de geminação com Lamballe (Bretagne)

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

No fim de semana passado, uma delegação de Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, esteve em Lamballe, na Bretagne, para comemorar os 25 anos da assinatura do protocolo de geminação entre as duas localidades.

Para além do Presidente da Câmara municipal, Duarte Novo, deslocou-se também a Vereadora Lília Ana Águas, que assume o pelouro das geminações – Oliveira do Bairro tem uma outra geminação com Benguela – outros membros do Comité de geminação, o Grupo Folclórico de São Pedro de Palhaça, assim como alguns técnicos do município português.

A comitiva chegou na quarta-feira, dia 19 de julho, e as comemorações começaram logo nesse dia com um concerto na Igreja St Gobrien de Morieux, com Tiago Matias à viola e a voz de Beatriz Miranda. Um outro concerto “Chant et musique” teve lugar na quinta-feira na igreja St Martin.

O Grupo Folclórico de São Pedro de Palhaça, sempre em dueto com o grupo de danças bretãs Gastadours, dançaram na quinta-feira de manhã na esplanada do campo da feira de Lamballe e à tarde durante Les Régalades.

A autarquia francesa organizou, na sexta-feira, uma visita a Saint Malô, reservada à comitiva portuguesa.

No sábado teve lugar a cerimónia protocolar da comemoração dos 25 anos da geminação no jardim público de Lamballe, com a animação musical da Fanf’alaise e com a atuação dos dois grupos folclóricos.

Este foi o momento escolhido para que a delegação portuguesa oferecesse um conjunto escultórico e um painel de azulejos que trouxe de Portugal e que marcará as bodas de Prata desta geminação. O painel vai estar exposto no Hôtel de Ville de Lamballe.

Por iniciativa da associação Adasma, e na sequência de contactos desta associação com a sua congénere “Donneurs de Sang Penthiévre” de Lamballe, foi crescendo a ideia de uma possível geminação entre as duas localidades.

Ao longo de 1997 foram realizados alguns contactos informais e durante a feira internacional agrícola e comercial de Oliveira do Bairro, Fiacoba 1997, o Comité de Jumelage de Lamballe esteve em Oliveira do Bairro onde se formalizou oficialmente a intenção da geminação entre os dois Municípios. O assunto foi aprovado em reunião de Câmara em setembro do mesmo ano e a geminação foi oficialmente formalizada durante a edição da Fiacoba de 1998, numa cerimónia que teve lugar na Câmara Municipal de Oliveira do Bairro no dia 18 de julho de 1998.

Depois desta data, muitos intercâmbios associativos e escolares foram organizados. Os Comités de geminação das duas localidades participam todos os anos em dois eventos: a feira Fiacoba de Oliveira do Bairro e o Marché de Noël de Lamballe.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal