Delegação de Saint Doulchard visitou Oleiros e reforçou geminação

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Uma delegação de Saint-Doulchard esteve presente esta semana na Feira do Pinhal, em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, com um stand e com uma delegação liderada pelo Maire Richard Boudet, e integrando também o Maire Adjoint Bruno Martins, com o pelouro da juventude e desportos, mas também da geminação com Oleiros, alguns Conselheiros municipais e o Presidente da Direção do Centre Franco-Portugais, José dos Santos.

Os municípios de Oleiros e de Saint-Doulchard, uma cidade próxima de Bourges, reforçaram o acordo de geminação, assinado em 2016, incluindo o intercâmbio entre agrupamentos de escolas.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, explica que até agora o acordo de geminação “tem estado sustentado no intercâmbio de atividades culturais”.

A delegação francesa esteve em Oleiros entre os dias 2 e 6 de agosto e a comitiva foi recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oleiros pelo Vice-presidente, Paulo Urbano, que endereçou palavras de amizade por entender que “a geminação é muito mais do que a relação entre os organismos públicos de ambas as vilas”.

Paulo Urbano recordou que a geminação entre as duas localidades se deve aos dois autarcas que na altura estavam em posto, Fernando Jorge e Daniel Bezard. “Da parte de Oleiros poderão contar com toda a abertura e espírito de partilha, mas também com uma vontade de aprender convosco e de fazermos do vosso saber o nosso saber”.

Nesta cerimónia envolvida com alguma emoção do reencontro, o Maire de Saint-Doulchard anunciou que delegará no seu adjunto, Bruno Martins, a tarefa de organizar mais uma viagem de uma comitiva oleirense àquela cidade perto de Bourges, aquando do 50º aniversário do Centre Franco-Portugais, em 2024.

“Queremos voltar a receber-vos em nossa casa e convido Oleiros a trazer os seus artistas e produtores locais”, referiu, Richard Boudet que terminou dizendo que a geminação com Oleiros tem sido “uma inspiração, uma aprendizagem e uma partilha de valores humanitários”.

Em Oleiros, a comitiva francesa visitou o projeto cultural “Arte à Porta”, a Igreja Matriz, os serviços municipais, a sede do GAIO (que já atuou em Saint-Doulchard), a Junta de Freguesia do Orvalho, a Cascata da Fraga de Água D’Alta, o miradouro do Mosqueiro, a oficina do artista Jorge Marquez, entre outros locais.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal