Deputado Christophe Proença é correlator do Projeto de Lei sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030


O Deputado lusodescendente na Assembleia Nacional francesa, eleito no segundo círculo eleitoral do Lot, Christophe Proença, acaba de ser nomeado correlator do Projeto de Lei sobre a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030.

“É um motivo de orgulho e uma responsabilidade” confessa o Deputado socialista. “Além do evento, é uma oportunidade de defender: um desporto acessível a todos, um desporto sustentável e ético, um desporto enraizado nas nossas regiões, do Lot às grandes montanhas francesas”.

O Projeto de Lei foi adotado pelo Senado em maio e começa a ser analisado na Assembleia Nacional logo no início dos trabalhos, em setembro.

Logo que assumiu as funções de Deputado, Christophe Proença trabalhou numa missão sobre “Desporto escolar” e, por várias vezes, alertou sobre as consequências concretas da redução do Orçamento para o Desporto, nomeadamente para os equipamentos de proximidade. Também foi um dos principais opositores à redução do perímetro de ação do Pass’Sport, que exclui agora as crianças dos 6 aos 13 anos.

“Estes Jogos também devem permitir que as nossas crianças, desde a escola, descubram as montanhas e as suas inúmeras atividades desportivas. Porque as montanhas não são apenas os Alpes, mas também os Pireneus, o Maciço Central e tantos outros tesouros que definem a identidade do nosso país” diz Christophe Proença. “Os Parlamentares também têm um papel vital: supervisionar o uso do dinheiro público, para que cada euro investido beneficie verdadeiramente o desporto e as regiões. E nunca se esqueçam da gratidão devida aos voluntários, sem os quais os nossos clubes, nossas competições e a nossa vida comunitária não poderiam existir”.

O Deputado lusodescendente afirma que “garantirei que este Projeto de Lei beneficie todo o setor desportivo – desde as principais competições até os clubes amadores, apoiado pelos milhares de voluntários que dão vida ao desporto todos os dias”.