LusoJornal | Mário Cantarinha

Deputado do Chega escreveu ao Embaixador de Portugal para lhe dizer que “Portugal merecia ser melhor representado”


O Deputado do Chega eleito pelo círculo eleitoral da emigração na Europa escreveu ao Embaixador de Portugal em frança, Francisco Ribeiro de Menezes, acusando-o de não falar português na Embaixada portuguesa em Paris.

O LusoJornal teve acesso à carta e publica-a integralmente.

.

À atenção do Excelentíssimo Senhor Francisco Ribeiro Menezes,

Embaixador de Portugal em França

.

Em primeiro lugar, quero agradecer o convite que me foi endereçado para participar na Conferência organizada pela Embaixada de Portugal em Paris, o qual assinalou os 50 anos das independências dos países africanos de língua portuguesa.

Venho assim manifestar o meu repúdio às intervenções feitas pelos quatro intervenientes, inclusive o Sr. Embaixador, bem como Ricardo Soares de Oliveira, Pedro Aires de Oliveira e Edalina Rodrigues Sanches.

Tal não passou de um ato vergonhoso e de uma inaceitável provocação.

Refira-se que o Senhor Embaixador se esqueceu de que representa Portugal, que a própria Embaixada é Portugal lá fora no mundo, e que o dever moral do Embaixador de Portugal é de falar português, é também dever do Embaixador de Portugal defender a língua portuguesa, o que o senhor Embaixador e todos os intervenientes, com cobardia ou ignorância, não fizeram.

É lamentável que os restantes intervenientes, por consequência, todos portugueses, tivessem feito as suas intervenções em inglês, isto somente para mostrar ego de se mostrarem pesquisadores de sofá, fazendo pesquisa no Google e virem contar a história que outros escreveram e quiseram que fosse essa a história, muitas vezes menos verdadeira do que a realidade.

Não somente foi uma provocação, como foi uma falta de respeito aos presentes.

Dou aqui os meus parabéns ao jovem Hugo, que fez a sua pergunta e disse ele e muito bem, que uma vez que estava na Embaixada de Portugal que iria falar na língua de Camões; e assim o fez.

Desastrosamente, mais uma vez os intervenientes responderam em inglês, tendo sido visível o desagrado dos presentes.

Senhor Embaixador, como Deputado eleito pelo círculo da Europa, digo que Portugal e os portugueses de França merecem melhor representação.

Com os melhores comprimentos.

.

Lisboa 11 de dezembro 2025

O Deputado José Dias Fernandes