Deputado franco-angolano Carlos Martens Bilongo foi reeleito à primeira volta


Candidato à sua própria sucessão, o franco-angolano Carlos Martens Bilongo foi eleito na primeira volta das eleições legislativas deste domingo com 58,27% dos sufrágios exprimidos.

Carlos Martens Bilongo já tinha sido eleito nas legislativas de junho de 2022, no 8° círculo eleitoral do Val d’Oise, nas listas da France Insoumisse (então Nupes).

Nascido em Villiers-le-Bel, Carlos Martens Bilongo é professor e é filho de mãe angolana, vendedora de joias no mercado de Sarcelles e de pai congolês, motorista de Embaixada. É o filho mais novo da família.

O Deputado ficou conhecido quando questionava o Governo sobre a crise migratória e sobre o acolhimento de migrantes que navegavam naquela altura a bordo do Ocean Viking ao largo da costa italiana, quando um outro Deputado da Extrema-direita, Grégoire de Fournas, disse-lhe “que volte para a África”.

Os trabalhos parlamentares foram suspensos no hemiciclo e Carlos Martens Bilongo denunciou ter sido vítima de um ataque racista, com Grégoire de Fournas a declarar do seu lado que tinha sido mal compreendido e estava a dizer “que voltem para África” para os migrantes que querem chegar à Europa.

Carlos Martens Bilongo obteve um Bac profissional no Liceu Gustave-Monod de Saint Gratien, passando depois pela escola de comércio Isifa, obtendo um BTS de técnico-comercial e depois uma Licenciatura de Marketing. Em 2019 passou a ser, ele próprio, professor de economia e direito no Liceu Alexandre Dumas, em Saint Cloud.

No seu currículo, consta também que foi coach desportivo e formador físico, treinando nomeadamente a cantora Aya Nakamura.

LusoJornal