Deputado Paulo Pisco visita as Comunidades de Lyon, Clermont-Ferrand e Saint Etienne este fim de semana


O Deputado Paulo Pisco, eleito do Partido Socialista pelo círculo eleitoral da emigração na Europa vai estar este fim de semana em Lyon, Clermont-Ferrand e Saint Etienne “para participar em várias iniciativas no âmbito do movimento associativo e do ensino”.

No fim da tarde deste sábado, dia 9 de novembro, vai estar em Lyon, onde participa no 50º aniversário da Associação Portuguesa de Rillieux-la-Pape, na área metropolitana de Lyon, em companhia do Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro.

No domingo, pelas 12h30, o Deputado anuncia um encontro com leitores dos cursos de português de Saint-Etienne e de Lyon. E depois vai estar na sede da Associação Portuguesa de Feyzan, para participar num encontro com membros da Secção local do Partido Socialista, que é dirigida por Jorge Campos.

Na segunda-feira, Paulo Pisco vai a Clermont-Ferrand para participar no Magusto organizado pela associação Os Camponeses Minhotos, na Casa de Portugal, a sede da associação presidida por João Veloso, mas anuncia também uma visita à Associação “Os Bem Unidos”, também em Clermont-Ferrand.

Ainda em Clermont-Ferrand, Paulo Pisco vai encontrar-se com a professora de português Andreia Dias, do Ministério francês da educação, que leciona no liceu Ambroise Brugière e também se encontra com o jornalista Carlos Costa, que está a fazer a segunda parte de um documentário sobre os Portugueses em Clermont-Ferrand.

Na terça-feira, dia 12 de novembro, o Deputado desloca-se a Saint-Etienne, com a Diretora do Departamento de português na Universidade Jean Monnet, Rosa Queirós Fréjaville, “para falar com os alunos dos cursos de português sobre a importância dos direitos humanos e do direito internacional associada às migrações e às sociedades de hoje, designadamente as que estão em conflito”.

Numa nota enviada ao LusoJornal, o Deputado anuncia ainda ter uma reunião com os leitores dos cursos de português na Universidade de Saint-Etienne, designadamente com a professora Rosa Maria-Frejaville e Igor Carvalho, “para falar sobre a atividade dos leitores de português nas universidades, sobre as suas dificuldades e desafios”.

LusoJornal