Dez karatecas portugueses participam na primeira prova da K1 Premier League, que acontece entre os dias 24 e 26 de janeiro em Paris. Esta competição é de alto nível, reunindo 383 países e 70 equipas, sendo também uma das etapas de qualificação para o Campeonato Mundial.
Os atletas portugueses que estarão presentes em Paris com os 100 melhores karatecas, são: Renata Baptista (Kumite feminino -61 kg), Ana Cruz (Kata feminino), Natacha Fernandes (Kata feminino), Rita Marques (Kata feminino), Ana Rita Oliveira (Kumite feminino +68 kg) e Catarina Rodrigues (Kumite feminino -50 kg) para as femininas e Rafael Duarte (Kumite masculino -67 kg), Tiago Duarte (Kumite masculino -75 kg), Joaquim Mendes (Kumite masculino -67 kg) e Diogo Miguel Nunes Ribeiro (Kumite masculino -67 kg) nos masculinos.
Participar nesta Premier League é um “enorme desafio” para estes atletas, pois estão entre os 100 melhores do mundo. Além disso, a prova oferece uma oportunidade valiosa para garantir a qualificação para o Campeonato do Mundial. A competição é de elevada qualidade, mas os karatecas portugueses querem subir ao pódio e conquistar pontos.
Esta missão está a ser acompanhada pela Federação Nacional de Karaté de Portugal (FNKP) que envia uma palavra de reconhecimento a todos os atletas que competem e dignificam Portugal.
De acordo com Carlos Silva, Presidente da FNKP, “os atletas portugueses demonstram em competições nacionais, mas sobretudo internacionais, a sua qualidade e profissionalismo. A participação neste campeonato revela que estamos no bom caminho e que o Karaté é uma modalidade de qualidade em crescimento”.