Dia 01 de janeiro de 2025, Dia de Ano Novo e Dia Mundial Paz


Ano Internacional das Cooperativas (tem como objetivo conscientizar o público sobre as contribuições de empresas cooperativas para a redução da pobreza, geração de empregos e integração social.

Segundo ano da Década Internacional das Ciências para o Desenvolvimento Sustentável; quinto ano da Quarta Década Internacional para a Eliminação do Colonialismo; oitavo ano da Terceira Década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza; nono ano da Década das Nações Unidas para a Ação sobre a Nutrição; nono ano da Terceira Década do Desenvolvimento Industrial para África; oitavo ano da Década Internacional de Ação “Água para o Desenvolvimento Sustentável”; sétimo ano da Década das Nações Unidas da Agricultura Familiar; quinto ano da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas; quinto ano da Década Internacional das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável; quarto ano da Década dos Povos Indígenas do Mundo; sexto ano da Década Nelson Mandela da Paz;quinto ano da Década das Nações Unidas para o Envelhecimento Saudável e quinto ano da Segunda Década da Ação para a Segurança Rodoviária.

.

1911: É decretado o descanso semanal ao domingo, em Portugal.

1945: A França entra na Organização das Nações Unidas (ONU).

1969: Manifesto da Frente Patriótica de Libertação Nacional (FPLN) reclama a abertura imediata das negociações com os movimentos de libertação, para o fim da guerra nos territórios africanos sob administração portuguesa.

1982: A atleta portuguesa Rosa Mota vence, pela primeira vez, a corrida de São Silvestre de São Paulo, Brasil. Conquistaria o primeiro lugar nos seis anos seguintes.

1986: Portugal e Espanha entram na Comunidade Económica Europeia.

1986: Entra em vigor o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

1989: O novo Passaporte Europeu é adotado por Portugal.

1997: Portugal através do embaixador de Portugal na Organização das Nações Unidas (ONU), António Monteiro, começa o segundo mandato como membro não permanente do Conselho de Segurança.

2014: Morre, aos 105 anos, Maria Iva Delgado, viúva do general Humberto Delgado (1906-1965).

2017: António Guterres inicia mandato de cinco anos como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

2021: Morre, aos 81 anos, Carlos do Carmo, cantor e fadista. Distinguido com o Grammy Latino de Carreira, em 2014. Foi condecorado pelo Governo com a Medalha de Mérito Cultural, pelo seu “inestimável contributo” para a música portuguesa.

2022: Morre, com 81 anos, Teresa Mota, atriz, que fundou com o marido, o encenador francês Richard Demarcy, a companhia teatral francesa “Naif Theatre”.

.

Este é o primeiro dia do ano. Faltam 365 dias para o final de 2025.

Pensamento do dia: “Precisamos de concentrar-nos no lento trabalho de culturas que partilham e vivem juntas (…). O Humanismo é a última resistência”. Edward W.Said (1935-2003), escritor, ensaísta de origem palestiniana.

LusoJornal