Dia 09 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo


1896: Nasce o psicólogo suíço Jean Piaget, fundador da Psicologia do Desenvolvimento.

1923: Nasce o poeta e artista plástico Mário Cesariny de Vasconcelos, fundador do primeiro movimento surrealista português, autor de “Corpo Visível”, “Manual de Prestidigitação” e “Nobilíssima Visão”.

1938: O Governo português impede a abertura de novas casas de passe ou de prostituição. A prática será proibida em 1962.

1944: II Guerra Mundial. O general Eisenhower, comandante das forças norte-americanas na Europa, abre o quartel-general em França.

1945: II Guerra Mundial. Os Estados Unidos lançam a segunda bomba atómica sobre Nagasaki, Japão. Causará a morte a cerca de 70 mil pessoas, mais de cem mil feridos e a destruição da cidade.

1953: O general Francisco Craveiro Lopes sucede a Óscar Carmona na Presidência da República Portuguesa. A ditadura do Estado Novo permanece nas mãos de Oliveira Salazar.

1978: O Presidente da República, general Ramalho Eanes, indigita Alfredo Nobre da Costa para formar Governo, após a exoneração de Mário Soares, a 27 de julho.

1999: O Presidente da Rússia, Boris Ieltsin, nomeia, para primeiro-ministro, Vladimir Putin, chefe dos serviços secretos.

2002: A RTP compra 75 por cento do capital da televisão regional do norte (NTV) à PT Multimédia, passando a deter a totalidade do canal do Porto.

.

Este é o ducentésimo vigésimo segundo dia do ano. Faltam 144 dias para o fim de 2024.

Pensamento do dia: “Todo o homem é teatro de uma inexpugnável autoridade”. Mário Cesariny de Vasconcelos (1923), poeta e artista plástico português.

LusoJornal