Dia 09 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo


1896: Nasce o psicólogo suíço Jean Piaget, fundador da Psicologia do Desenvolvimento.

1923: Nasce o poeta e artista plástico Mário Cesariny de Vasconcelos, fundador do primeiro movimento surrealista português, autor de “Corpo Visível”, “Manual de Prestidigitação” e “Nobilíssima Visão”.

1938: O Governo português impede a abertura de novas casas de passe ou de prostituição. A prática será proibida em 1962.

1944: II Guerra Mundial. O general Eisenhower, comandante das forças norte-americanas na Europa, abre o quartel-general em França.

1945: II Guerra Mundial. Os Estados Unidos lançam a segunda bomba atómica sobre Nagasaki, Japão. Causará a morte a cerca de 70 mil pessoas, mais de cem mil feridos e a destruição da cidade.

1953: O general Francisco Craveiro Lopes sucede a Óscar Carmona na Presidência da República Portuguesa. A ditadura do Estado Novo permanece nas mãos de Oliveira Salazar.

1954: É decretada a reorganização dos serviços da PIDE, que lhe amplia os poderes e cria o quadro de investigação em África.

1958: Toma posse Américo Tomás, declarado vencedor das eleições Presidenciais, depois da fraude eleitoral que afastou o general Humberto Delgado.

1970: Joaquim Agostinho conquista a 33.ª edição da Volta a Portugal, naquela que é a primeira das suas três vitórias consecutivas.

1972: A Ação Revolucionária Armada destrói duas dezenas de torres elétricas nas áreas de Lisboa, Porto e Coimbra, afetando a distribuição de energia a nível nacional.

1982: Um comando de cinco homicidas dispara e lança granadas para o interior do restaurante “Jo Goldenberg”, em pleno bairro judaico em Paris, provocando seis mortos e 22 feridos. O ataque, atribuído durante muito tempo ao grupo palestiniano Abu Nidal, continua por esclarecer.

1991: Morre, aos 82 anos, Vasco da Gama Fernandes, advogado, membro do Movimento de Unidade Nacional Antifascista, fundador do Movimento de Unidade Democrática e do Partido Socialista, vice-presidente da Assembleia Constituinte e primeiro presidente da Assembleia da República.

1995: A atleta Fernanda Ribeiro sagra-se Campeã do mundo dos 10.000 metros, em Gotemburgo, na Suécia.

1999: O Presidente da Rússia, Boris Ieltsin, nomeia, para primeiro-ministro, Vladimir Putin, chefe dos serviços secretos.

2007: O banco francês BNP Paribas surpreende ao dizer que já não pode realizar dinheiro em três fundos porque o mercado interbancário “secou” para eles. O abalo faz tremer o banco britânico Northern Rock que se vê incapaz de se financiar nos mercados monetários mundiais”. Banco Central Europeu e Reserva Federal alemã têm de injetar nos mercados financeiros biliões de dólares, o que não reverte a situação.

2013: Morre, aos 89 anos, o escritor e jornalista Urbano Tavares Rodrigues. Deixa uma extensa obra de ficção e ensaio, da qual fazem parte “A Noite Roxa”, “Os Insubmissos”, “Imitação da Felicidade”, “O Supremo Interdito” ou “Nunca Diremos Quem Sois, A Estação Dourada”.

2014: O atleta Ivo Oliveira conquista o título mundial de perseguição individual, nos Campeonatos do Mundo de ciclismo de pista de juniores, em Gwang Meyong, na Coreia do Sul.

2020: António Felix da Costa é o primeiro português a sagrar-se campeão mundial na Fórmula E, competição para carros eléctricos, em Berlim, Alemanha.

.

Este é o ducentésimo vigésimo segundo dia do ano. Faltam 144 dias para o fim de 2025.

Pensamento do dia: “Todo o homem é teatro de uma inexpugnável autoridade”. Mário Cesariny de Vasconcelos (1923), poeta e artista plástico português.