Dia 10 de fevereiro, Dia Europeu da Internet mais Segura


1502: Vasco da Gama parte de Lisboa para a segunda viagem ao Oriente, quatro anos após a primeira viagem.

1755: Morre, aos 66 anos, Charles-Louis de Secondat, baron de La Brède et de Montesquieu, Charles de Montesquieu, filósofo, escritor e político francês, defensor da teoria da separação de poderes, na base da estrutura democrática do Estado, posterior à Revolução Francesa.

1763: Adesão de Portugal ao Tratado de Paris, entre Espanha e França, põe termo à Guerra dos Sete Anos e estabelece a cedência à Inglaterra dos territórios do Canadá.

1792: O príncipe João, futuro D. João VI, é nomeado Príncipe Regente de Portugal, devido ao debilitado estado de saúde mental de D. Maria I.

1898: Nasce o poeta, dramaturgo alemão Eugen Berthold Friedrich Brecht, Bertolt Brecht, autor de “Mãe Coragem” (1941).

1969: Os Estados Unidos, o Reino Unido e a França rejeitam as restrições alemãs sobre a entrada em Berlim Ocidental.

1992: O escritor Miguel Torga recebe o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Na mesma data, a APE oficializa a candidatura do poeta ao Prémio Nobel da Literatura.

1998: O Parlamento francês aprova o projeto de lei governamental de redução do horário legal de trabalho de 39 para 35 horas semanais, a partir de 2000 nas empresas com mais de 20 trabalhadores e em 2002 nas restantes.

2004: O Parlamento francês aprova a proposta de lei, a entrar em vigor no ano letivo seguinte, que proíbe a utilização do véu islâmico e de outros sinais exteriores de pertença religiosa nas escolas públicas do país, ficam isentos os estabelecimentos de ensino privados e as universidades.

2008: O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, é alvejado durante um ataque à sua casa por homens armados e é evacuado de avião para Darwin, em estado grave. O primeiro-ministro, Xanana Gusmão, também é atacado a caminho de Díli, mas não sofre nenhum ferimento. O major Reinado, líder de uma fação de militares rebeldes, morre na emboscada ao Presidente do país.

2012: Morre, aos 86 anos, a pintora moçambicana Bertina Lopes.

2016: A Assembleia da República confirma por maioria absoluta as leis vetadas no final de janeiro pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sobre a adoção por casais homossexuais e as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez.

2017: Morre, aos 105 anos, Manuela de Azevedo, a primeira jornalista mulher a ter carteira profissional em Portugal. Em 2016, recebeu do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Ordem da Instrução Pública.

2020: Morre, aos 84 anos, Álvaro Barreto, engenheiro civil, ministro nos governos de Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão, Mário Soares, Carlos Mota Pinto, Cavaco Silva e Pedro Santana Lopes, antigo presidente da Soporcel e da TAP.

2023: Morre, aos 91 anos, Carlos Saura, escritor, fotógrafo e cineasta espanhol, realizador de filmes considerados míticos do cinema espanhol como “A Caça” (1965), “A prima Angélica” (1973) e “Ai, Carmela” (1990) ou dos documentários “Flamenco”, “Tango” e “Fados”.

.

Este é o quadragésimo primeiro dia do ano. Faltam 324 dias para o termo de 2026.

Pensamento do dia: “Numa época de ignorância, não temos nenhuma dúvida, mesmo quando se cometem os piores males; numa época de conhecimento, trememos mesmo quando os maiores bens são praticados”. Charles de Montesquieu (1698-1755), filósofo, escritor e político francês.