Dia 10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

1813: Nasce o compositor italiano Giuseppe Fortunino Francesco Verdi, Giuseppe Verdi, autor de “La Traviata” e “Falstaff”.

1938: A Alemanha nazi de Adolf Hitler, completa a ocupação da Checoslováquia.

1946: Levantamento do Regimento de Cavalaria 6, no Porto, contra a ditadura do Estado Novo, liderado pelo alferes Queiroga. As tropas são detidas na Mealhada.

1954: É fundada a UPNA, União dos Povos do Norte de Angola, movimento de Holden Roberto, na base da UPA, União das Populações de Angola.

1963: Morre, com 47 anos, a cantora francesa Edith Giovanna Gassion, Edith Piaf. Entre os seus maiores sucessos encontram-se as canções “La vie en rose”, “Hymne à l’amour”, “Milord” e “Non, je ne regrette rien”, as duas primeiras escritas por ela.

1965: Guerra Colonial. É acionada a primeira mina anticarro, por forças portuguesas, na região de Sagal, Mueda, Moçambique.

1969: A política colonial portuguesa é condenada pelo Governo sueco, que reforça o auxílio económico à Frelimo e ao PAIGC.

1971: Guerra Colonial. Massacre de 14 civis pelas tropas dos Grupos Especiais de Kaúlza de Arriaga, em Daque, na região de Tete, Moçambique.

1999 – Eleições Legislativas em Portugal. O PS elege 115 Deputados, exatamente metade do número de lugares no Parlamento. Paulo Pisco foi 115° Deputado socialista a ser eleito, pelo círculo da emigração. Na primeira vez que vai a votos nas eleições legislativas, o Bloco de Esquerda recolhe cerca de 132 mil votos representativos de 2,46% do eleitorado. Francisco Louçã e Luís Fazenda são eleitos deputados.

.

Este é o ducentésimo octogésimo terceiro dia do ano. Faltam 82 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “A História é sempre uma lição de moral”. Oliveira Martins (1845-94), historiador e político português.

LusoJornal