1820: No decurso da Revolução Liberal Portuguesa, o episódio da Martinhada, assim apelidada por ter ocorrido no dia de S. Martinho, foi determinante no encaminhamento dos acontecimentos e na orientação seguida pelo novo regime instituído.
1821: Nasce o escritor russo Fyodor Mikhaylovich Dostoyevsky, Fyodor Dostoievsky, autor de “Recordações da Casa dos Mortos”, “Crime e Castigo”, “Irmãos Karamazov”.
1861: Morre, com 24 anos, D. Pedro V.
1911: É criado o Lusitano Ginásio Clube ou Lusitano de Évora.
1916: Morre, aos 75 anos, o advogado e político Francisco António da Veiga Beirão. É eleito deputado pelo Partido Progressista (1880-1904), Ministro da Justiça (1886-1890), Ministro dos Negócios Estrangeiros (1898-1900) e Presidente do Conselho de Ministros (1909-1910).
1918: Grande Guerra 1914-1918. É assinado o armistício, conhecido como o Armistício de Compiègne, entre os Aliados e o Império Alemão e marcou o fim das hostilidades na Frente Ocidental, a partir das 11 horas do dia 11 do 11º mês.
1918: O Campo Internacional de Alverca é palco da primeira aterragem em Portugal de um avião vindo do estrangeiro – um biplano monoposto de combate, um aparelho de demonstração pilotado pelo inglês Raynham.
1953: Morre, com 25 anos, o poeta surrealista António Maria Lisboa, autor de “O senhor cágado e o menino”.
1975: Agostinho Neto proclama, em Luanda, a independência e a formação da República Popular de Angola. Em Nova Lisboa, UNITA e FNLA proclamam a República Democrática de Angola. Começa a Guerra Civil no novo país.
1988: O Prémio Pessoa é atribuído ao poeta António Ramos Rosa.
2004: Morre, com 75 anos, o Presidente da Autoridade Palestiniana, Yasser Arafat.
2009: A banda portuguesa Buraka Som Sistema é distinguida com o galardão “European Border Breakers Awards” de 2010, destinado a premiar músicos em início de carreira com sucesso além-fronteiras, segundo a Comissão Europeia.
2012: Morre, com 68 anos, José das Dores, Zeca do Rock, músico pioneiro do rock português e o primeiro em Portugal a gravar um “yeah” numa música.
2013: Morre, aos 82 anos, Rui Valentim de Carvalho, empresário e editor discográfico.
2019: Morre, aos 77 anos, a fadista Teresa de Jesus Pinto Coelho Telles da Silva, Teresa Tarouca. Em 1964, recebeu o prémio da Imprensa, ou Prémio Bordalo, na categoria Fado.
2020: Morre, aos 98 anos, Gonçalo Pereira Ribeiro Telles, engenheiro agrónomo e arquiteto paisagista. Em 1957, fundou com Francisco Sousa Tavares o Movimento dos Monárquicos Independentes e, depois, o Movimento dos Monárquicos Populares, foi ministro de Estado e da Qualidade de Vida (1981-1983). Em 2013, foi distinguido com o ‘Nobel’ da Arquitetura Paisagista, o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe.
Este é o tricentésimo décimo sexto dia do ano. Faltam 50 dias para o termo de 2025.
Pensamento do dia: “Pensar em Deus é desobedecer a Deus”. Fernando Pessoa/Alberto Caeiro (1888-1935), poeta português.





