Dia 12 de outubro: Dia Mundial da Artrite

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

1492: Cristóvão Colombo, navegador ao serviço de Espanha, chega à América, convencido de ter atingido terras da Índia.

1890: Nasce o compositor, musicólogo e pedagogo português Luís de Freitas Branco, autor de “Paraísos Artificiais” e “Vathek”.

1910: A partir das Guardas Municipais de Lisboa e do Porto é criada a Guarda Nacional Republicana.

1924: Morre o escritor francês Jacques-Anatole-François Thibault Anatole France, Prémio Nobel da Literatura em 1921, autor de “Thais” e “Poemas Dourados”. Tinha 80 anos.

1935: Bispo de Leiria declara dignas de crédito as “aparições” e autoriza oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima…

1945: II Guerra Mundial. As forças Aliadas ordenam a extinção do partido nazi Nacional-socialista.

1972: É assassinado pela PIDE o dirigente do MRPP José Ribeiro Santos, durante um plenário estudantil em Económicas (atual ISEG).

1989: O Papa João Paulo II visita Timor-Leste. João Paulo II está quatro horas na capital timorense, “chamando a atenção internacional para a luta do povo de Timor-Leste” contra o domínio da Indonésia.

1992: É posta à venda, em França, a primeira vacina contra a hepatite A.

2010: Morre, aos 82 anos, Alfredo Margarido, poeta e tradutor de, entre outros, Faulkner, James Joyce, Steinbeck, Dylan Thomas, Nietzche e Saint-John Perse.

.

Este é o ducentésimo octogésimo quinto dia do ano. Faltam 80 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “Não há crises graves senão de ordem moral e intelectual. Ainda que a natureza das crises sociais seja económica e política, serão a inteligência e a moral os seus remédios (…) ou nada de sólido se construirá”. Luís de Freitas Branco (1890-1955), compositor português.

LusoJornal