Dia 13 de setembro, Dia Mundial dos Primeiros Socorros


1592: Morre, com 59 anos, o ensaísta e escritor francês Michel Eyquem de Montaigne, figura central do Humanismo europeu.

1598: Morre, com 71 anos, Filipe II de Espanha, I de Portugal.

1819: Nasce a compositora e pianista alemã Clara Wieck, mais tarde Clara Schumann, nome essencial da Geração de 1810.

1877: Morre, aos 67 anos, Alexandre Herculano, escritor, político, historiador, figura cimeira do Romantismo português, último presidente do Município de Belém, autor de “Eurico, o Presbítero”.

1885: Nasce o escritor Aquilino Ribeiro, autor de “Terras do Demo” (1919) e “Andam Faunos pelos Bosques” (1926).

2022: Morre, aos 91 anos, Jean-Luc Godard, cineasta franco-suíço, figura chave da Nouvelle Vague, movimento que revolucionou o cinema a partir dos anos 1950. Em 2010, recebeu o Óscar honorário e, em 2018, o documentário “O Livro de Imagem” valeu-lhe uma Palma de Ouro especial no festival de Cannes, França.

.

Este é o ducentésimo quinquagésimo sétimo dia do ano. Faltam 109 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “É uma perfeição absoluta, dir-se-ia divina, sabermos desfrutar lealmente do nosso ser”. Michel de Montaigne(1533-92), escritor e ensaísta francês.