Dia 14 de outubro, Dia Mundial das Aves Migratórias


1847: Nasce o escultor português Soares dos Reis, autor de “O Desterrado”, em Mafamude, Vila Nova de Gaia.

1890: Nasce o político norte-americano Dwight D. Eisenhower, comandante-chefe das forças aliadas durante a II Guerra Mundial e 34.º Presidente dos Estados Unidos entre 1953 e 1961.

1933: A Alemanha de Adolf Hitler abandona a Conferência sobre Desarmamento e deixa a Sociedade das Nações.

1967: Morre, com 65 anos, o escritor francês Marcel Aymé, autor de “Rua Sem Nome”.

1968: Primeira emissão televisiva do espaço, a partir da nave espacial norte-americana Apolo 7.

1984: A primeira assembleia do Conselho das Comunidades Portuguesas reclama o direito de voto dos emigrantes nas eleições presidenciais.

2008: O Prémio Richelieu Senghor, em Paris, França, é entregue pela primeira vez a um português, a professora Cristina Robalo Cordeiro, vice-reitora da Universidade de Coimbra.

2016: Morre, com 72 anos, José Lello, antigo ministro, secretário de Estado e dirigente do PS.

2022: O ciclista Ivo Oliveira conquista a medalha de bronze na perseguição individual dos Mundiais de pista, em Saint-Quentin-en-Yvelines, França, o primeiro pódio para Portugal nesta edição e o segundo da carreira para o luso.

2022: A ciclista Maria Martins conquista a medalha de bronze no concurso olímpico do omnium dos Mundiais de pista, em Saint-Quentin-en-Yvelines, França, o segundo pódio para Portugal nesta edição e o segundo da carreira para a lusa.

.

Este é o ducentésimo octogésimo oitavo dia do ano. Faltam 78 dias para o termo de 2024.

Pensamento do dia: “A triste verdade é que o pior dos males é sempre causado por aqueles que nunca pensaram sequer em seguir a via do bem ou do mal”. Hannah Arendt (1906-75), filósofa norte-americana de origem alemã.

LusoJornal