1564: Nasce o filósofo, astrónomo e matemático italiano Galileo Galilei.
1783: Portugal reconhece a independência dos Estados Unidos da América.
1798: O exército francês de Napoleão conquista Roma e decreta o fim do poder político da Santa Sé. O Papa Pio VI recusa a rendição, é detido e levado para França.
1808: Invasões Francesas. Junot autoproclama-se comandante-chefe das armas portuguesas.
1931: É publicado o primeiro número do jornal “Avante!”, órgão oficial do Partido Comunista Português.
1986: Morre, aos 52 anos, o diretor-geral dos Serviços Prisionais, Gaspar Castelo Branco, assassinado pelas FP-25.
2015: Morre, aos 87 anos, a escritora Luísa Dacosta. Entre os seus livros contam-se “Província”, “A Menina Coração de Pássaro” e “Sonhos Na Palma da Mão”.
2021: Morre, aos 96 anos, a atriz Carmen Dolores. Passou pelos palcos do Teatro da Trindade, da Companhia Os Comediantes de Lisboa e Teatro Nacional D. Maria II, entre outros. Em 2005, foi distinguida como grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, e em 2014 com a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Lisboa. Em 2016, foi distinguida com o Prémios Sophia de Carreira pela Academia Portuguesa de Cinema e em julho de 2018 foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.
2022: Morre, aos 69 anos, Artur Albarran, jornalista, apresentador de televisão e empresário.
2024: A Grécia torna-se o primeiro país cristão ortodoxo a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois do Parlamento ter aprovado, por ampla maioria, o projeto de lei que inclui também a adoção.
.
Este é o quadragésimo sexto dia do ano. Faltam 320 dias para o termo de 2025.
Pensamento do dia: “Mal sabiam os teus doutos juízes, grandes senhores deste pequeno mundo, que assim mesmo, empertigados nos seus cadeirões de braços, andavam a correr pelos espaços, à razão de trinta quilómetros por segundo”. “Poema para Galileo”, de António Gedeão/Rómulo de Carvalho (1906-97), poeta e cientista português.