Dia 16 de julho

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

1212: Castela, Navarra e Aragão, com o exército de Afonso II de Portugal, derrotavam os mouros almóadas, na Batalha das Navas de Tolosa, e impedem a expansão do Islão.

1547: O Tribunal Apostólico ou Nunciatura é instituído em Portugal, a pedido de D. João III.

1918: Execução do Czar da Rússia Nicolau II, da Czarina Alexandra e dos cinco filhos, pelas autoridades bolcheviques, em Ekaterinburgo.

1942: As forças nazis, com o apoio da polícia francesa, prendem 13 mil judeus, dos quais 4 mil crianças, que enviam para os campos de extermínio.

1947: O Parlamento britânico aprova a independência da Índia, que será proclamada a 15 de agosto.

1965: Inauguração do túnel do Mont Blanc, que liga a França e a Itália, sob os Alpes.

1969: Lançamento da nave espacial norte-americana Apolo 11, de Cabo Canaveral, na Florida, levava a bordo o comandante Neil Armstrong, o piloto do módulo de comando Michael Collins e o piloto do módulo lunar Edwin “Buzz” Aldrin. Tem como missão levar o homem à lua.

2013: O português Rui Costa (Movistar) vence a 16ª etapa da Volta a França em bicicleta, que ligou Vaison-la-Romaine a Gap, conquistando a sua segunda vitória na prova francesa.

.

Este é o centésimo nonagésimo sétimo dia do ano. Faltam 168 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “Sobre todos aqueles que o poder da vida preenche, o destino desce por vezes, numa súbita iluminação, que será a sua graça e o seu lamento”. Heinrich Böll (1917-85), escritor alemão, Nobel da Literatura.

LusoJornal