1373: Os reis Fernando de Portugal e Eduardo III de Inglaterra assinam o Acordo de Westminster.
1853: É aprovado o projeto de construção da linha ferroviária entre Lisboa e Porto.
1889: Atentado frustrado contra o imperador do Brasil, D. Pedro II.
1910: O Castelo de São Jorge é classificado como Monumento Nacional por Decreto.
1919: Grande Guerra 1914-1918. Os representantes das nações aliadas recusam as propostas alemãs para o acordo de paz.
1940: II Guerra Mundial. As forças francesas abandonam a Linha Maginot, tomada pelas tropas nazis.
1950: Manifestação anticolonial em Mueda, Moçambique, destroçada pela violência das forças policiais.
1960: Massacre de Mueda, Moçambique. Morrem 17 pessoas, quando as forças da administração portuguesa disparam para dispersar uma reunião entre habitantes e as autoridades locais, 10 anos depois da primeira manifestação anticolonial.
1963: Primeira viagem espacial de uma mulher, a astronauta russa Valentina Tereshkova.
1969: Georges Pompidou é proclamado, à segunda volta, vencedor das eleições Presidenciais em França.
1996: Morre, com 69 anos, o escritor e poeta David Mourão-Ferreira, autor de “Hospital das Letras” e “Entre a Sombra e o Corpo”.
1997: É aprovado o Tratado de Amesterdão da União Europeia.
2014: O antigo piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher, 45 anos, sai do coma e abandona o hospital francês de Grenoble, onde recebia tratamento desde dezembro de 2013, quando sofreu um acidente de esqui.
2017: Morre, aos 87 anos, Helmut Kohl, antigo chanceler alemão e “pai” da reunificação alemã.
.
Este é o centésimo sexagésimo oitavo dia do ano. Faltam 198 dias para o termo de 2024.
Pensamento do dia: “Antes de sermos fomos uma sombra”. David Mourão-Ferreira (1927-1996), escritor português.




