Dia 16 de maio, Dia Internacional da Luz

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

1811: Invasões Francesas. Batalha de Albufeira entre o exército anglo-português e as forças francesas do general Soult.

1834: Guerra Civil 1832-34. Batalha de Asseiceira garante a vitória às forças liberais de D. Pedro IV.

1888: O inventor norte-americano Emile Berliner faz a demonstração do primeiro disco com som gravado e tocado pelo aparelho que cria para o efeito – o gramofone.

1941: II Guerra Mundial. O marechal francês Pétain anuncia a colaboração do Governo com as forças invasoras de Adolf Hitler.

1958: Presidenciais portuguesas. A manifestação de apoio a Humberto Delgado, candidato da Oposição Democrática às Presidenciais, em Lisboa, é detida, com violência, pelas forças policiais.

1974: Toma posse o primeiro Governo provisório português, chefiado por Adelino da Palma Carlos, depois da revolução de 25 de Abril.

2003: No Festival de Cannes, estreia-se “Vai e Vem”, o último filme de João César Monteiro.

2013: O poeta português Nuno Júdice, antigo Conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris, é galardoado com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Iberoamericana, que reconhece o conjunto de uma obra de um autor vivo, cujo valor literário constitui uma contribuição relevante ao património cultural da Iberoamérica.

.

Este é o centésimo trigésimo sexto dia do ano. Faltam 229 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “Uma porta é uma faca. Ela divide o mundo em duas partes”. Nelly Sachs (1891-1970), poeta alemã, Prémio Nobel da Literatura.

LusoJornal