1492: Cristóvão Colombo assina o contrato com os Reis Católicos de Espanha para a constituição de uma armada que permita a chegada à Índia, por mar, seguindo para Ocidente.
1790: Morre, com 84 anos, Benjamin Franklin, impressor, editor, autor, inventor, cientista e diplomata norte-americano e herói da luta pela independência dos Estados Unidos da América.
1890: São criadas a Escola Prática de Cavalaria de Vila Viçosa e a Escola Prática de Infantaria de Mafra.
1946: Os franceses retiram-se da Síria.
1958: É inaugurada a Exposição Universal de Bruxelas, Bélgica.
1964: Lançamento do histórico modelo Mustang, da Ford.
1969: Começa a crise académica de Coimbra, quando é proibida a palavra ao presidente da Associação Académica de Coimbra na inauguração do edifício da secção de Matemáticas. Alberto Martins e Barros de Moura contam-se entre os líderes associativos.
1985: A África do Sul termina a retirada das forças em Angola.
2005: É inaugurado, em Belmonte, o Museu Judaico Português.
2008: Morre, com 94 anos, o poeta natural da Martinica Aimé-Fernand-David Césaire, Aimé Césaire, um dos fundadores do Movimento Negritude, criado depois da II Guerra Mundial e que agregou escritores negros francófonos, entre os quais o senegalês Léopold Sédar Senghor.
2015: Morre, aos 66 anos, José Mariano Gago, físico, professor e antigo ministro da Ciência, da Tecnologia do XIII e XIV governos constitucionais e ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior dos XVII e XVIII governos constitucionais.
2023: Morre, aos 75 anos, Joaquim Pessoa, poeta e artista plástico, autor de poemas como “Lisboa menina e moça” e “ Amélia dos olhos doces”. Diretor da Sociedade Portuguesa de Autores, entre 1988 e 1994, diretor literário da Litexa Editora e Diretor do jornal Poetas & Trovadores.
.
Este é o centésimo oitavo dia do ano. Faltam 258 dias para o termo de 2025.
Pensamento do dia: “Mais com o saber se vence, que com o braço”. Luís de Camões.