1649: Segunda Batalha dos Guararapes, Brasil. O exército holandês é derrotado pelas tropas de Francisco Barreto, em Pernambuco.
1822: Revolta da Baía contra o domínio português no Brasil. O levantamento é sufocado às ordens de D. Pedro.
1906: O norte-americano William Kellog funda a primeira companhia comercial de flocos de cereais.
1951: Morre, com 81 anos, o escritor francês André Gide, autor de “As Caves do Vaticano” e “Les Faux Monnayeurs”. Prémio Nobel da Literatura em 1947.
1975: Morre, aos 64 anos, o arquiteto Francisco Keil do Amaral, nome fundador da moderna Arquitetura Paisagística portuguesa, autor do parque de Monsanto, da rede do Metropolitano e dos aeroportos de Lisboa e de Luanda.
1983: A Apple, de Steve Jobs, lança o Lisa, o primeiro computador pessoal com interface gráfico e rato.
1986: A União Soviética lança o primeiro módulo da estação espacial Mir. Chamado de bloco base Mir ou módulo central, este primeiro elemento fornecia acomodações, suporte à vida, comando e controle e sistemas de comunicação.
1997: Morre, com 90 anos, Rómulo de Carvalho, professor, cientista, historiador e investigador, e poeta sob o pseudónimo António Gedeão.
1999: Morre, com 73 anos, Octávio Pato, membro do secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português (PCP), foi deputado e presidente do grupo parlamentar do PCP na Assembleia Constituinte (1975), candidato à Presidência da República em 1976 e deputado à Assembleia da República de 1976 a 1991.
2001: Morre, aos 87 anos, o cantor e escritor francês Charles Trenet, conhecido pela balada “La Mer (Beyond The Sea)”.
2006: Trasladação do corpo da irmã Lúcia, um dos “três pastorinhos de Fátima”, para a Basílica do Santuário de Fátima.
2006: Realiza-se, no Rio Tejo, em Lisboa, a primeira cerimónia fúnebre budista em Portugal, conduzida pela lama Khetzun Gyaltzen.
2007: O poeta e tradutor Vasco Graça Moura é distinguido com o prémio de poesia Max Jacob, atribuído a uma obra estrangeira publicada em França, com o livro “Une lettre en hiver: Et autres poèmes” (“Uma Carta no Inverno”).
2019: Morre, aos 85 anos, Karl Otto Lagerfeld, designer de moda alemão e diretor criativo da casa francesa Chanel desde 1983.
2020: Morre, aos 99 anos, Jean Daniel, jornalista francês, um dos fundadores da revista Le Nouvel Observateur.
2020: Morre, aos 78 anos, Jens Nygaard Knudsen, designer dinamarquês, criador das figuras Lego.
.
Este é o quinquagésimo dia do ano. Faltam 316 dias para o termo de 2025.
Pensamento do dia: “A República não era apenas uma forma de Governo, cujas virtudes se julgavam adequadas (…). Era uma paixão avassaladora, uma amante idolatrada e absorvente”. Francisco Keil do Amaral (1910-75), arquiteto português.